Belo Horizonte decreta feriado no dia do jogo do Brasil

Mauricio Stycer*

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Flávio Florido/UOL

    Torcedor mostra cartaz com protesto no jogo entre Brasil e México, em Fortaleza, que decretou feriado no dia

    Torcedor mostra cartaz com protesto no jogo entre Brasil e México, em Fortaleza, que decretou feriado no dia

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), decretou feriado na cidade na próxima quarta-feira (26) por causa do jogo entre Brasil e Uruguai, no Mineirão, pelas semifinais da Copa das Confederações. A decisão foi publicada nesta terça-feira no "Diário Oficial". O governo do Estado também decretou, nesta terça, ponto facultativo em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, por conta do jogo.

Com a decretação do feriado, o comércio estará fechado na quarta-feira. Segundo o jornal "O Estado de Minas", os ônibus de Belo Horizonte vão circular com os horários de domingo e feriado na quarta-feira. 
 
Havia muita expectativa em Belo Horizonte nos últimos dias se seria decretado, ou não, feriado no dia do jogo. Espera-se uma grande manifestação na cidade para esta quarta-feira e especulava-se se o feriado poderia ajudar, ou não, a esvaziar os protestos.
 
"A avaliação é que, primeiro, tem de pensar em questões de mobilidade. Nisso, o feriado auxilia muito. Pessoas vão deixar de circular com carros, isso permite a utilização mais racional do espaço urbano. Quanto à participação é imprevisível. Eles podem aproveitar para participar ou para ficarem de folga", disse o coronel Márcio Sant'Ana, comandante da PM em MInas Gerais, em entrevista coletiva nesta terça.
 
Fortaleza adotou medida semelhante no dia da partida entre Brasil e México, também realizada numa quarta-feira. A diferença é que a medida foi aprovada pela Câmara de Vereadores, atendendo a um pedido do prefeito, uma semana antes da partida. Os jogos da seleção contra o Japão (Brasília) e Itália (Salvador) ocorreram no sábado.
 
Em Belo Horizonte, a prefeitura já havia dado ponto facultativo aos funcionários municipais no dia de Taiti x Nigéria (apenas os serviços indispensáveis funcionaram). A outra partida realizada na cidade, Japão x México, ocorreu num sábado.
 
*Atualizada às 16h30

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos