Árbitro admite erro ao dar vantagem e gol da Itália contra o Brasil

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • REUTERS/Paulo Whitaker

    Goleiro brasileiro Julio Cesar questiona o gol dado pelo juiz Ravshan Irmatov

    Goleiro brasileiro Julio Cesar questiona o gol dado pelo juiz Ravshan Irmatov

O árbitro do jogo Brasil e Itália, Ravshan Irmatov, admitiu ter errado ao validar o gol que Chiellini em favor dos italianos. Isso porque ele já havia apitado um pênalti de Luiz Gustavo em Balotelli, mas voltou atrás e decidiu dar vantagem ao assinalar o tento em favor do time europeu. Houve grande reclamação dos jogadores brasileiros contra o juiz.

"Ele admitiu que cometeu um erro no segundo gol da Itália. É um erro técnico. Está na regra do jogo. Quando apita, não pode dar vantagem. Sobre árbitros, eles são humanos. Eles cometem erros", afirmou o porta-voz da Fifa, Pekka Odrizola.

O erro foi comunicado por Irmatov no relatório feito aos comissão de árbitros e também ao chefe da área, Massimo Busacca. Segundo a Fifa, ele não teria dificuldades de admitir publicamente sua falha.

Ao explicar seu erro à Fifa, o uzbeque afirmou que, quando estava apitando o pênalti, viu com o canto do olho que havia sido marcado um gol. Naquele momento, ele pensou rápido, deu a vantagem e assinalou erradamente o gol. "Foi um erro como um atacante comete", contou Pekka, que atribuiu a falha à rapidez do lance.

Apesar do erro, ainda não há uma decisão oficial sobre uma saída de Irmatov da Copa das Confederações. A Fifa informou que só saberá se o juiz, de fato, será excluído quando sair a lista oficial dos juízes que apitarão as semifinais, a disputa do terceiro lugar e a final da competição.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos