Imprensa europeia destaca pedido de Dilma por carinho aos estrangeiros
Do UOL, em São Paulo
-
Reprodução
Jornal inglês "Daily Mail" repercute pronunciamento da presindente Dilma Rousseff
A imprensa europeia, preocupada com a crescente onda de manifestações violentas realizadas pelo Brasil durante a Copa das Confederações, destacou o pedido feito pela presidente Dilma Rousseff para que o brasileiro trate os estrangeiros no país por conta da competição com "respeito, carinho e alegria".
Os jornais na Espanha, Itália e Inglaterra também reforçam a confirmação feita pela Fifa de que nada impedirá que o torneio seja finalizado no próximo dia 30.
O jornal inglês "Daily Mail" estampa uma matéria com o título "Presidente do Brasil Rousseff defende o gasto público na Copa do Mundo apesar dos protestos".
No texto, a publicação cita trechos do pronunciamento de Dilma em que ela diz que o dinheiro público será devolvido pelos estados e empresas, que espera que os brasileiros ajudem o país a sediar a competição sem grandes problemas e reafirma que o Brasil tem condições de receber os visitantes.
O jornal espanhol "Marca" destacou o discurso da presidente com o pedido de "carinho e respeito" pelos visitantes e também mostrou que Dilma disse que o Brasil merece uma Copa do Mundo no país.
A publicação espanhola divulgou nos últimos dias algumas matérias que mostram os problemas enfrentados pelas seleções que disputam a competição e também a dificuldade encontrada pelos profissionais da imprensa para trabalhar. Segundo o "Marca", o Brasil está "em pé de guerra".
Outro que dá grande destaque para a fala de Dilma é o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", que disponibilizou até um trecho do vídeo do pronunciamento, em que ela defende as manifestações, mas de forma pacífica.
O espanhol "El País" reforça a confirmação da Fifa de que a Copa das Confederações seguirá seu planejamento normal e não corre risco de ser cancelada. O "As", também da Espanha, estampa matérias com a exigência da Fifa para que o governo brasileiro dê garantias de segurança para a continuidade da competição.
Capa do jornal "La Gazzetta dello Sport": "Itália x Brasil no caos"
-
O jornal italiano deu grande destaque para o clima de protestos no Brasil pela insatisfação da população com os gastos do Governo Federal com a Copa do Mundo e com a Copa das Confederações, entre outros pedidos. Na capa, a publicação colocou uma fotos de uma das manifestações com o a frase "A festa não é aqui".
Assista a íntegra do discurso da presidente Dilma
Blog do Menon opina: Eu quero a Copa no Brasil
Sepp Blatter é um sujeito tosco, que se acha no direito de mandar bransileiros bem nascidos e bem postos na vida pararem de vaiar a presidente eleita em um pleito limpo e sem mácula. Têm o direito de vaiar, como eu tenho o direito de aplaudir e aplaudo. Não cabe a ele se intrometer em um assunto nosso. Leia mais |