Juca e Birner exaltam evolução da seleção e criticam bronca de Blatter no Tabelinha

Do UOL, em São Paulo

A Copa das Confederações voltou a ser tema do Tabelinha nesta segunda-feira. Juca Kfouri e Vitor Birner elogiaram a atuação da seleção brasileira na vitória por 3 a 0 sobre o Japão, na estreia da Copa das Confederações, mas dedicaram o troféu 'Perna de Pau' à atuação da Polícia Militar e à bronca que o presidente da Fifa Joseph Blatter deu na torcida.

Vitor Birner acredita que a seleção brasileira está em um bom caminho para chegar bem à Copa do Mundo e considera o time favorito ao lado de Espanha e Alemanha para conquistar o título do Mundial.

"O período de treinamento está surgindo resultados, vai oscilar, isso não se resolve do dia para a noite. Mas o Brasil começou a caminhar, está caminhado rápido para conseguir achar um rumo para entrar na Copa. Chega como favorito ao título ao lado de Espanha e Alemanha", disse.

Juca Kfouri não estava presente no estúdio porque está acompanhando a seleção brasileira em Fortaleza. Os comandados de Felipão enfrentam o México, na quarta-feira, no estádio Castelão. Ele também deu seu depoimento e concorda que o time nacional melhorou sua atuação em campo.

"A seleção deu um passo à frente, evoluiu. Podem dizer que o Japão estava confuso por causa do fuso-horário e por ter chegado na quarta-feira, podem dizer que o Brasil deu sorte por ter feito o gol aos três minutos. Mas por um outro lado, podemos dizer que o time foi competente por fazer o gol logo aos 3 minutos. E se o Japão pensou em se recuperar, o Brasil fez de novo abrindo 2 a 0. O Brasil teve mais opções de jogadas, marcou sem maiores dificuldades".

Ainda sobre o jogo do Brasil, Juca e Birner falaram sobre a atuação do goleiro Julio Cesar que não demonstrou tanta segurança ao soltar algumas bolas.  "Embora tenha feito boas defesas, ele soltou bolas aparentemente fáceis, sob a justificativa de que o gramado estava muito ruim", disse Juca.

O duelo entre Uruguai e Espanha pelo grupo B também mereceu a atenção dos blogueiros do UOL Esporte. Os dois ressaltaram a superioridade da Espanha que teve total domínio do jogo, apesar do placar apertado na vitória por 2 a 1.

"O Uruguai não via a bola, eu via a hora que iam sair dando pontapé, cotovelada. A Espanha foi generosa porque tirou o pé e administrou, se quisesse fazia quatro, cinco, seis, pôs na roda. Fico pensando: Será que é tão abissal a diferença entre a seleção campeã da Europa e da América?", disse Juca.

Juca e Birner fizeram críticas à Polícia Militar e ao presidente da Fifa Joseph Blatter e dedicaram a eles o troféu Perna de Pau. Blatter pediu respeito à torcida presente no estádio Mané Garrincha após sonoras vaias serem dedicadas à presidente Dilma.

"Vai para o Blater por não respeitar o direito de quem vai ao estádio protestar contra a gestão do governo federal. Onde está o respeito, onde está o fair play? O povo foi lá e vaiou porque tem os motivos deles, não faltou com respeito com ninguém, todo mundo tem direito de se manifestar pacificamente", avaliou Birner.

Já Juca relembrou os recentes protestos contra o aumento das passagens de ônibus pelo Brasil e a reação da PM contra as manifestações contra a Copa. "Meu troféu vai para os que são pagos para resolver conflitos e acham que são pagos para dissolverem, na base da pancadaria, com gás lacrimogênio, gás de pimenta, bala de borracha, os mesmos métodos do Brasil da ditadura".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos