Técnico se aborrece com a Fifa e pede mais consideração: "Preciso defender os direitos do Uruguai"

Vinicius Mesquita

Do UOL, no Recife

  • AP Photo/Ricardo Mazalan

    Técnico uruguaio Óscar Tabárez conversa com o quarto árbitro da final da Copa América

    Técnico uruguaio Óscar Tabárez conversa com o quarto árbitro da final da Copa América

Oscar Tabárez desabafou durante a entrevista coletiva após sua equipe ter desistido de fazer o reconhecimento na Arena Pernambuco, na noite deste sábado. Para o treinador uruguaio, apesar dos insistentes pedidos, a Fifa não priorizou o conforto e trabalho de seus jogadores, deixando apenas o horário noturno para reconhecimento.

"Caso aceitássemos o horário da Fifa para reconhecimento de campo, os meus jogadores só conseguiriam jantar às 23 horas, e em um dia antes de jogo. Não posso comprometer a saúde e a concentração dos meus jogadores. Nós pedimos alteração no horário várias vezes e a resposta sempre foi não. Preciso defender os direitos do Uruguai", disse Tabárez.

A seleção uruguaia cancelou oficialmente o reconhecimento na Arena Pernambuco no período da tarde deste sábado. A Associação Uruguaia de Futebol anunciou que o cancelamento seria a medida mais acertada para não sobrecarregar os jogadores.

"Eu não poderia imaginar que um campeonato desse porte poderia ter inconvenientes como esses. Não estou me rebelando, não quero entrar em conflito com a Fifa, mas não posso deixar meus jogadores despreparados para o jogo contra a Espanha, explicou Tabárez.

O próprio treinador já demonstrava certo abatimento. "Tive que sair correndo do hotel para chegar até aqui. Para cumprir o cronograma da Fifa, Tabárez teve que deixar seu hotel, localizado na região central do Recife, uma hora antes da coletiva, marcada para 19h45. "Espero que o que esteja acontecendo aqui sirva de alerta para a Copa do Mundo", disse o técnico.

Oficialmente, a delegação uruguaia garante que a medida não é um manifesto contra a Fifa. "Li muitas coisas. Que estamos condenando a Fifa ou entrando em conflito contra ela. Jamais fizemos isso. Caso algo oficial seja feito em relação à Fifa nós informaremos a vocês", disse o chefe de imprensa da delegação uruguaia, Matias Faral.

No calendário oficial de atividades da Copa das Confederações, organizado pelo site da Fifa, já não consta mais o informe uruguaio para o reconhecimento da Arena Pernambuco, marcado para 19h. Até 30 minutos atrás, a Fifa ainda noticiava oficialmente a presença dos uruguaios na Arena Pernambuco. A entidade garante apenas a presença do treinador Oscar Tabárez, no estádio, às 19h45, para entrevista coletiva.

  • Veja o que os torcedores estão comentando sobre o assunto na página especial do torcedor no UOL Esporte

Os jogadores preferiram não se manifestar sobre o possível cansaço alegado pela Associação Uruguaia de Futebol. "Foi uma decisão da comissão técnica. Nós somos uruguaios e estamos preparados para qualquer tipo de problema", disse o volante Walter Gargano.

Tabárez demonstrou insatisfação já na quinta-feira, quando a seleção uruguaia não pôde treinar no estádio do Arruda. O gramado ficou encharcada em razão das fortes chuvas que atingiram Recife nos últimos dias.

"Que chove no Recife em junho e julho, me parece que não é uma novidade. Então, estamos um pouco surpresos porque não acreditávamos que teríamos de enfrentar uma situação de buscar campos para treinar. Só queremos um lugar para nos prepararmos para as partidas que teremos pela frente."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos