YouTube tem registro raro de Uruguai x Espanha eletrizante em 1950 no Pacaembu

Do UOL, no Recife

Uruguai e Espanha voltam a se enfrentar em território brasileiro por um torneio da Fifa depois de 63 anos.  Neste domingo o confronto será histórico, pois marca a abertura oficial da Arena Pernambuco, em Recife. Já a partida da Copa de 1950 aconteceu no Pacaembu, em São Paulo, num eletrizante empate por 2 a 2. Algumas imagens raras deste jogo estão disponíveis em vídeos no YouTube.

As duas seleções se enfrentaram na primeira rodada do quadrangular final, que também contava com o anfitrião Brasil e a Suécia. Pouco mais de 45 mil pessoas acompanharam a partida no então jovem estádio paulistano, em 9 de julho de 1950.

Antoni Ramallets era um dos goleiros mais famoso da época, titular do Barcelona, e praticou defesas incríveis no começo do jogo. No entanto Alcides Ghiggia colocou o Uruguai em vantagem com uma jogada muito semelhante àquela que ficaria célebre na partida com o Brasil no Maracanã, dias depois. O ponta da Celeste arrancou pela direita e bateu entre a trave e o arqueiro rival.

Antes mesmo do intervalo a Espanha conseguiu a virada, graças a dois gols de Estanislao basora. Mas o Uruguai conseguiria o empate definitivo através de um chute potente de fora da área do capitão Obdulo Varela, em jogada que infelizmente escapou do cinegrafista do registro acima. Sobrou só a comemoração da Celeste.

No mesmo dia o Brasil de Zizinho e Ademir de Menezes massacrava a Suécia no Maracanã por 7 a 1, em resultado que fez os anfitriões da Copa largarem na frente no quadrangular decisivo. No entanto, a história conta que o título acabou no fim nas mãos dos uruguaios.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos