Brasil diz que segurança é sua principal preocupação para a Copa-2014

Das agências internacionais, em Brasília

  • Tania Rego/Agência Brasil

    A segurança é o principal tema que preocupa o país sede da Copa para o Mundial de 2014

    A segurança é o principal tema que preocupa o país sede da Copa para o Mundial de 2014

O governo brasileiro admitiu nesta segunda-feira que a segurança dos turistas e atletas é sua principal preocupação para a Copa do Mundo de 2014, e descartou que algum de seus 12 estádios posso se tornar um 'elefante branco' por falta de uso após o Mundial.

A cinco dias da estreia da Copa das Confederações, o Ministro do esporte, Aldo Rebelo, declarou que a atenção principal do governo está no cuidado de atletas, turistas e delegações, tendo em vista algumas tragédias que marcaram eventos esportivos no passado.

"Temos uma preocupação especial com a segurança pública". Aldo dia ainda que o governo investiu recursos para que as Forças Armadas 'reduzam a exposição da população local, visitantes e turistas' a eventuais ataques, como o ocorrido recentemente na Maratona de Boston.

O plano de segurança conta com uso de robôs, tanques antiaéreos e o envio de 1.200 soldados especializados no combate ao terrorismo.

O alto custo dos estádios construídos para a Copa-14 também foi questionado, e Aldo afirmou que eles terão um aproveitamento multiuso após o torneio mundial. "Não há possibilidade de  que esses estádios se tornem elefantes brancos, serão utilizados para muito mais do que o futebol".

A Copa das Confederações começa neste sábado, em Brasília, com a partida entre Brasil e Japão. O ministro disse que o governo espera aproveitar a competição para testar segurança, comunicação e mobilidade.

Copa do Mundo de 2014
Copa do Mundo de 2014

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos