Jejum brasileiro não aumenta ousadia francesa em Porto Alegre

Fernando Duarte e Mauricio Stycer

Do UOL, em Porto Alegre

  • Franck Fife/AFP Photo

    O meia Capoue é um dos novatos trazidos por Deschamps para a excursão sul-americana

    O meia Capoue é um dos novatos trazidos por Deschamps para a excursão sul-americana

Às voltas com suas próprias dificuldades para encontrar uma equipe ideal, o técnico da seleção francesa, Didier Deschamps, diz que não pretende se expor demais contra o Brasil. Mesmo diante do jejum de vitórias do adversário contra equipes mais tradicionais do futebol mundial e da superioridade estatística francesa nos últimos confrontos diretos, Deschamps deu a entender que pretende adotar uma postura um pouco mais cautelosa contra Neymar & cia na Arena do Grêmio.

"Não vou montar uma retranca, mas marcar bem o Brasil será fundamental para sairmos daqui com um bom resultado. Isso envolve contar com um meio de campo forte, só que não apenas na contenção. Precisamos fazer com o que o Brasil não se sinta confortável demais indo à frente", analisa Deschamps.
 
No cargo há pouco menos de um ano, Deschamps não estava no comando na última vez em que Brasil e França se enfrentaram. Foi sob a batuta de Laurent Blanc, outro integrante da equipe campeã mundial de 1998, que os franceses bateram a seleção de Mano Menezes em Paris. Com as eliminatórias europeias pela frente, Deschamps preferiu usar os amistosos contra Brasil e Uruguai para observar jogadores.
 
Deixou em casa, por exemplo, Franck Ribéry, exausto pela maratona de jogos com o Bayern de Munique, e também não trouxe Patrice Evra (do Manchester United). A média de idade dos 23 chamados para a excursão é de 25 anos de idade (menor que a do Brasil) e o único com mais de 29 anos é o lateral Bacary Sagna, do Arsenal (Inglaterra). Dez dos convocados ainda não chegaram aos dois dígitos de convocações e outros quatro são estreantes.
 
"Estamos no final de temporada e é uma chance que temos de fazer experiências e dar um pouco de rodagem aos mais jovens", explica Deschamps. Que um dos agraciados com uma vaga é Josuha Guilavogui, volante de 22 anos que foi um dos destaques do último Campeonato Francês com o Saint-Etienne, time que só levou menos gols que o campeão PSG, diz muito sobre as intenções do treinador e ex-colega de posição para o jogo na Arena do Grêmio.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos