Operários que ganharam entradas viram cambistas na abertura do Mané Garrincha

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

Com apenas 2.000 ingressos colocados à venda para o primeiro jogo no Estádio Nacional Mané Garrincha, que será inaugurado neste sábado, em Brasília, operários que trabalham na construção da arena e ganharam entradas para a partida entre Brasiliense e Brasília, pela final do Campeonato Candango de Futebol, aproveitaram para atacar de cambistas. No final da tarde da última sexta-feira, trabalhadores da obra ofereciam suas entradas por até R$ 60 nos arredores do Mané Garrincha.

Ao todo, o estádio receberá sua primeira partida de futebol nesta tarde com 22 mil lugares disponíveis nas arquibancadas, ou cerca de 30% da capacidade do estádio, de 72 mil lugares. Cerca de 12 mil entradas foram distribuídas para os 6.000 operários da obra (duas para cada um) no final da tarde de sexta-feira. Logo após a distribuição, já era possível ver a negociações pelas entradas no Complexo Esportivo Ayrton Senna, onde fica o estádio.

Outros 2.000 ingressos foram colocados à venda na sexta-feira e na quinta-feira. O Estatuto do Torcedor determina que o prazo mínimo para o início da venda de ingressos para um jogo de futebol é até 72 horas antes de partida, ou seja, as vendas deveriam ter começado na última na quarta-feira. De qualquer forma, as entradas, que custavam R$ 20, se esgotaram rapidamente.

Na última quinta-feira, um lote de 1.000 ingressos foi colocado à venda no Serejão, estádio do governo do DF na cidade satélite de Taguatinga, e acabou em poucas horas. Na sexta-feira, outro lote de 1.000 entradas foi comercializado no local antes do final da manhã. Federação Brasiliense de Futebol, Brasília e Brasiliense receberam outros 6.000 ingressos, que seriam distribuídos gratuitamente a torcedores, sócios, convidados e familiares.

UM ESTÁDIO EM MEIO A ESCOMBROS

  • Antonio Araújo/UOL

    O Complexo Esportivo Ayrton Senna, onde é construído o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, está em péssimo estado de conservação.

    Apesar disso, o Governo do Distrito Federal produziu um folder de propaganda para ser distribuído aos turistas onde o complexo é exibido como se tivesse novo em folha. LEIA MAIS

Desorganização


A desorganização marca a inauguração desde o início na semana. Em redes sociais na internet e nos arredores do estádio, foi possível ler discussões aflitas de torcedores sobre a falta de informações a respeito da comercialização de entradas para a partida. "É uma sacanagem com o torcedor que acompanha o time no campeonato inteiro e aí, na hora da final, não consegue ingresso para assistir", afirmou o comerciante Márcio Concha Sobrinho, de 27 anos, que tentava comprar uma entrada nos arredores do Mané Garrincha no final da tarde da sexta-feira.

A média de público do Candangão em 2012 foi de 960 pessoas. No jogo com menor público, 47 pessoas pagaram para assistir o confronto entre Legião e Brazilândia.

Inacabado 

Na manhã deste sábado, uma cerimônia com a presidente da República, Dilma Rousseff, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, entre outras autoridades, marcará a inauguração do estádio, que receberá inacabado seu primeiro jogo à tarde.

O Mané Garrincha será inaugurado com 97% das obras concluídas e ainda com muito serviço por fazer. Na sexta-feira, era possível ver que a obra segue a todo vapor do lado de fora, com muitas máquinas, homens e canteiros de obra em serviço.

Obras no Mané Garrincha
Obras no Mané Garrincha

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos