Governo do Distrito Federal gasta pelo menos R$ 1,5 milhão em ingressos e não explica para quem

Aiuri Rebello e José Cruz

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

  • Érica Ramalho/Divulgação

    Camarote no Maracanã: governo do DF anunciou compra de espaço parecido na Copa das Confederações

    Camarote no Maracanã: governo do DF anunciou compra de espaço parecido na Copa das Confederações

Após bancar sozinho o R$ 1,5 bilhão da construção do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, o governo do Distrito Federal resolveu investir em mil ingressos VIP e um camarote fechado para a Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho, com uma partida entre Brasil e Japão, no estádio da capital brasileira. O governo não informou quem receberá as entradas.

Apenas a compra dos ingressos VIP custará cerca de R$ 1,5 milhão, já que cada entrada sai por, no mínimo, US$ 750. A Match Hospitality, empresa parceira da Fifa que vende os camarotes e entradas VIP para a competição e para a Copa do Mundo de 2014, oferece dois tipos de camarotes para a competição que começa em junho: a "suíte privativa", que custa cerca de R$ 57 mil por partida (ou US$ 28.500), com capacidade para mais de duas dezenas de convidados; e o "Lounge", que é um camarote compartilhado com ingressos a R$ 2.400 por pessoa (ou US$ 1.200). O governo do DF não informou qual camarote pretende adquirir.

De acordo com publicação no Diário Oficial do Distrito Federal na quarta-feira (13), o Banco de Brasília seria responsável pela compra, que ainda não foi efetivada, para a Terracap, estatal do governo do DF que paga a construção e é a dona do estádio. A aquisição das entradas e do camarote foi decidida pelo Conselho de Administração da Terracap, após reunião no dia 6 de fevereiro.

Governo não diz quem ganhará entradas

A compra ocorrerá por "inexigibilidade de licitação", pois apenas uma empresa detém os direitos legais de venda desses espaços, a Match Hospitality. que detém com exclusividade os direitos internacionais do "Programa de Hospitalidade da Fifa". No Brasil, essa empresa credenciou o Grupo Traffic e o Grupo Águia como agente exclusivo para a venda desses espaços tanto para a Copa das Confederações como o Mundial de Futebol.

A Terracap não informou quem será beneficiado com os ingressos, ou quanto pretende gastar oficialmente com as entradas. Através de sua assessoria de imprensa, a empresa estatal informa que não irá se manifestar sobre o assunto, e que "uma errata" sobre o caso deve ser publicada no Diário Oficial do Distrito Federal "em breve". Apesar da publicação da autorização para a compra ter sido publicada na quarta-feira (13), até esta sexta-feira (14) a errata não havia saído.

Luxo e conforto

Os ingressos VIP vendidos pela Match Hospitality são da categoria "Lounge", e dão direito à lugar privilegiado em poltrona acolchoada para assisitir às partidas, além de acesso a uma área com bar e lanchonete próprios com comida e bebida liberada antes e depois da partida.

Já nos camarotes, são oferecidos serviços adicionais, como bebidas de "excelente seleção", alimentação, estacionamento preferencial, serviço de bufê antes e depois dos jogos, área de boas vindas com recepcionistas multilíngues, brindes exclusivos e ourtos benefícios.

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