Valcke agradece Ronaldo após fim de impasse sobre Itaquerão
Vinicius Konchinski*
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
AFP PHOTO / Evaristo SA
Valcke disse que ex-jogador Ronaldo teve papel-chave sobre fim de impasse sobre estádio
Ronaldo desempenhou papel-chave no fim da polêmica sobre o prazo para as obras do Itaquerão. Foi o ex-jogador e agora membro do COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) quem organizou a reunião entre o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, em que eles firmaram um acordo para que o estádio da abertura do Mundial de 2014 seja entregue em dezembro de 2013.
Antes do encontro, o Corinthians informava que o Itaquerão só estaria pronto dois meses após o data-limite estabelecida pela Fifa para a conclusão das obras nos estádios da Copa do Mundo.
O papel de Ronaldo no acordo foi ressaltado pelo próprio Valcke, durante entrevista coletiva concedida no Rio de Janeiro. Questionado nesta quinta-feira sobre a situação do estádio de São Paulo, o secretário da Fifa afirmou que todos os problemas foram acertados e agradeceu Ronaldo por isso. "Queria agradecer Ronaldo por ter trazido Andrés aqui [no Rio]."
Ronaldo é próximo a Andrés Sanchez desde sua passagem pelo Corinthians. Foi Andrés quem o contratou para defender o time paulista, em sua volta ao futebol.
Sobre o encontro entre Valcke e Andrés, Ronaldo não quis falar muito. Só confirmou ter falado com Andrés e combinado a reunião com Valcke. "Liguei e só", disse rapidamente, na saída da entrevista coletiva após reunião do COL.
No dia da reunião entre Valcke e Sanchez, Ronaldo já havia demostrado certa irritação com a polêmica em torno do estádio. Em entrevista coletiva no Maracanã, Ronaldo interveio e deu uma bronca em jornalistas que insistiam no assunto.
Nesta tarde, Ronaldo novamente mostrou seu lado político e pediu que o foco das atenções estivessem voltadas aos jogos e jogadores da Copa das Confederações, não mais à preparação para o torneio. Seu pedido, entretanto, não foi atendido pelos jornalistas presentes.
Valcke novamente foi perguntado sobre o estágio do Brasil na sua preparação para sediar o evento. Mais uma vez também teve que falar sobre o Itaquerão. "Chegamos a um entendimento mútuo. Estamos de acordo que em dezembro de 2013 a Fifa receberá o estádio pronto."
Polêmica no Itaquerão
O Itaquerão virou centro de uma polêmica após o UOL Esporte revelar no último dia 6 que o estádio só estará pronto para a Copa do Mundo dois meses após o prazo dado pela Fifa para a entrega das arenas do torneio. A entidade máxima do futebol quer os estádios do Mundial concluídos em dezembro deste ano. A arena do Corinthians só deverá ficar pronta no final de fevereiro.
A informação foi passada pelo do engenheiro-chefe da obra, Frederico Barbosa, funcionário da Odebrecht. Segundo ele, apesar do cronograma apertado, a construtora irá cumprir sua obrigação contratual de entregar a arena com 48 mil lugares disponíveis até o dia 31 de dezembro, data-limite imposta pela Fifa para a conclusão das arenas da Copa. Os lugares provisórios que serão instalados no estádio, só ficariam prontos depois.
-
"O Corinthians decidiu aderir ao "toma lá, dá cá" com a Fifa. Depois de Jérôme Valcke criticar o atraso nas obras de estádios, a diretoria alvinegra soltou um comunicado dando um basta nas insinuações do secretário geral da Fifa (leia aqui). O roteiro não é nenhuma novidade para quem acompanha as quedas de braço entre país anfitrião e dono do evento desde, pelo menos, 2006."
Na terça-feira, Valcke se pronunciou sobre o assunto. Cobrou publicamente a entrega do estádio em dezembro. "Eles (Corinthians e Odebrecht) vão ter que acelerar", afirmou o secretário-geral da Fifa. "Isso não é uma ameaça. Mas nós podemos mudar tudo até 1º de agosto, quando começam as vendas de ingressos."
A declaração não foi bem recebida pelo Corinthians, que emitiu uma nota oficial dizendo que não aceitaria "pressão" pela entrega do estádio. Segundo o clube, o prazo de fevereiro havia sido tratado com Valcke e seria cumprido.
"Gera estranheza ao clube a posição colocada nesta terça-feira pelo Sr. Jérôme Valcke, sendo que ele mesmo deu o prazo até dezembro de 2013 para conclusão dos estádios. No caso do Corinthians, esse prazo foi estendido pelo próprio Valcke para fevereiro de 2014", informou o Corinthians, em nota oficial.
Horas depois do Corinthians se pronunciar foi a vez da Fifa emitir um comunicado à imprensa. Na nota, entidade admitiu a possibilidade de rediscutir o prazo de entrega do estádio.
"A Fifa está ciente do comunicado divulgado pelo Corinthians", informou a entidade, após questionada pelo UOL Esporte. "Serão realizadas reuniões entre a Fifa, o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA 2014) e o clube para abordar as questões mencionadas e discutir soluções."
*Atualizada às 16h20