Corinthians contraria Fifa e diz que ganhou mais dois meses de prazo para entregar Itaquerão

Vinicius Konchinski e Vinícius Segalla*

Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

  • EFE/Marcelo Sayão

    Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, diz que os estádios têm que estar prontos até fim de 2013

    Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, diz que os estádios têm que estar prontos até fim de 2013

O Corinthians publicou uma nota oficial nesta terça-feira afirmando que tem até fevereiro de 2014 para entregar o estádio do Itaquerão para a Copa do Mundo de 2014. O prazo oficial estipulado pela Fifa para a entrega de todas arenas que serão utilizadas na Copa, que terá início no dia 12 de junho de 2014, é 31 de dezembro de 2013.

Nesta terça-feira, durante entrevista em Brasília, o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que o prazo de dezembro de 2013 é o único que continua valendo para todos os estádios da Copa, e que a entidade ainda pode tirar os jogos das arenas que não respeitarem essa data.

Diante das declarações de Valcke, o Corinthians divulgou nota oficial dizendo que o próprio Valcke concedeu o prazo especial ao Corinthians até fevereiro de 2014 para concluir a obra, já que teria começado a obra um ano depois que as demais arenas, apenas em 2011.

A nota do clube alvinegro sobe o tom da polêmica ao afirmar: "O objetivo do Corinthians sempre foi, neste caso, servir a cidade, o estado e o país. Por isso, o clube aumentou a capacidade do estádio e não aceita nenhum tipo de pressão. Se entendem que devem mudar o local de abertura da Copa, fiquem à vontade."

A nota se refere à capacidade de público do estádio corintiano, que será de 48 mil pessoas. Ocorre que, para receber o jogo de abertura da Copa do Mundo, o estádio precisaria ter capacidade para abrigar, no mínimo, 65 mil torcedores. Assim, o governo de São Paulo comprometeu-se a construir estruturas de arquibancada provisórias com capacidade para 20 mil pessoas.

 No último dia 6, no entanto, o UOL Esporte revelou que Itaquerão só estará pronto para receber o evento a partir de março de 2014, pelo menos dois meses após o prazo final dado pela Fifa.

A informação foi passada pelo do engenheiro-chefe da obra, Frederico Barbosa, funcionário da empreiteira Odebrecht, responsável pela construção estádio. Segundo ele, apesar do cronograma apertado, a construtora irá cumprir sua obrigação contratual de entregar a arena com 48 mil lugares disponíveis até o dia 31 de dezembro deste ano, data-limite imposta pela Fifa para a conclusão das arenas da Copa.

Obras no Itaquerão
Obras no Itaquerão

Segundo ele, porém, a montagem das arquibancadas provisórias só poderá ter início após a conclusão da obra principal. "Nós temos que fazer a ligação entre as duas estruturas de cobertura (que ficarão acima do local onde serão montadas as arquibancadas provisórias, atrás dos dois gols do estádio), e isso impede que se inicie a obra das arquibancadas provisórias. Podemos até tentar fazer um esforço para tentar antecipar esse início, mas a finalização terá que ser feita depois", explicou o engenheiro-chefe da obra do Itaquerão.

  • "O Corinthians decidiu aderir ao "toma lá, dá cá" com a Fifa. Depois de Jérôme Valcke criticar o atraso nas obras de estádios, a diretoria alvinegra soltou um comunicado dando um basta nas insinuações do secretário geral da Fifa (leia aqui). O roteiro não é nenhuma novidade para quem acompanha as quedas de braço entre país anfitrião e dono do evento desde, pelo menos, 2006."

Ainda segundo Barbosa, mesmo que seja possível adiantar alguma parte do trabalho, não é esperado que o estádio esteja pronto para receber a Copa antes de março de 2014. "Eles falam que em dois ou três meses fazem a arquibancada".

Diante das declarações do engenheiro, a Fifa se pronunciou dois dias depois, através de nota oficial: "É vital a manutenção do prazo de dezembro de 2013 [para a conclusão dos estádios para a Copa-14]. As cidades-sede, o governo federal e os proprietários dos estádios se comprometeram com esta data. Isto é crucial não só para a Fifa, mas para o país inteiro", informou a entidade em nota oficial.

Já nesta terça-feira, o secretário geral da Fifa, reforçou o recado para os corintianos, durante evento em Brasília: "Os estádios têm de ser entregues em tempo. Eles (Corinthians e Odebrecht) vão ter que acelerar. Isso não é uma ameaça. Nós podemos mudar tudo até 1º de agosto, quando começam as vendas de ingressos".  

Poucas horas depois, o Corinthians divulgou a nota que segue abaixo, trazendo uma nova versão sobre os prazos envolvidos do assunto:

"O Corinthians começou as obras quase um ano depois dos demais estádios e, mesmo com todas as dificuldades do repasse financeiro do financiamento e com atrasos referentes ao CID junto à construtora Odebrecht, manteve o cronograma da construção.

Tanto é fato que já superou 76% da obra. Por tudo isso, gera estranheza ao clube a posição colocada nesta terça-feira (14) pelo Sr. Jérôme Valcke, sendo que ele mesmo deu o prazo até dezembro de 2013 para conclusão dos estádios. No caso do Corinthians, esse prazo foi estendido pelo próprio Valcke para fevereiro de 2014.

O clube não aceita nenhuma pressão porque é bom lembrar o que sempre disse: o estádio para os corintianos teria 48 mil e, quando o estádio passou  a ser requisitado para a Copa do Mundo, foi feito um remanejamento do projeto para 68 mil lugares.

O objetivo do Corinthians sempre foi, neste caso, servir a cidade, o estado e o país. Por isso, o clube aumentou a capacidade do estádio e não aceita nenhum tipo de pressão.

Se entendem que devem mudar o local de abertura da Copa, fiquem à vontade. O Corinthians só espera que FIFA e COL reconheçam o esforço da Prefeitura de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, do Governo Federal e principalmente da população paulista."

Poucas horas depois da divulgação da nota oficial do Corinthians, a Fifa voltou a se manifestar sobre assunto, atendendo aos questionamentos do UOL Esporte. De acordo com a entidade, o prazo de entrega do Itaquerão será discutido em uma reunião em que participarão a Fifa, autoridades brasileiras e representantes do Corinthians. Leia a íntegra do comunicado abaixo:

"A FIFA está ciente do comunicado divulgado pelo Corinthians. Como dito hoje pela manhã pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, serão realizadas reuniões entre a FIFA, o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA 2014) e o clube para abordar as questões mencionadas e discutir soluções. De qualquer maneira, a FIFA está satisfeita com a rápida reação por parte do clube às suas preocupações.


Atenciosamente,

Departamento de Imprensa da FIFA"

* Atualizada às 17h53

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos