Inocentado de caso Leomar, Leão ironiza Bivar: 'ele foi ridículo'

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

  • Evelson de Freitas/Folhapress

    Leomar foi convocado por Emerson Leão para a seleção em 2001

    Leomar foi convocado por Emerson Leão para a seleção em 2001

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva concluiu inquérito sobre suposto esquema de pagamento de propina para a convocação de Leomar para a seleção brasileira, em 2001. O Tribunal entendeu que não houve comprovação de irregularidade e sugeriu denúncia ao ex-presidente do Sport, Luciano Bivar, por declaração falsa.

Inocentado pelo STJD, Emerson Leão, então técnico da seleção, reiterou ao UOL Esporte que jamais aceitaria convocações pagas e disse que não pretende processar Bivar.

"O fato já se tornou ridículo. Tem casos de cadeia, de pena de morte e tem casos que mesmo sem condenação já está fadado ao ridículo. Ele [Bivar] foi ridículo. Não sou daqueles que quer processar todos. Ainda não conversei com meu advogado. Sabe aquela pessoa que ninguém acredita no que fala? Então, ele está assim", comentou Leão.

Nomeado para acompanhar o caso, o auditor Miguel Cançado destaca que Bivar cometeu infração prevista no artigo 235 do CBJD (atestar ou certificar falsamente para regularizar jogador), que prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil e suspensão que varia de 180 a 720 dias.

A documentação será encaminhada à procuradoria do STJD, que vai dizer se oferece ou não a denúncia contra Bivar.

Relembre o caso

Luciano Bivar, presidente do Sport e ex-deputado federal, afirmou em março que pagou comissão para que Leomar, volante do time de Pernambuco, fosse convocado para uma partida da seleção brasileira em 2001. A declaração foi dada para a Rádio Transamérica de Recife.

"Eu já empurrei jogador para seleção brasileira, dando comissão (...) Isso foi na época de Neymar , Nilmar, sei lá, Leomar. Eu sei como funciona isso, rapaz. Quando você quer, você bota qualquer jogador em qualquer lugar", disse ele.

Quando perguntado a quem o dinheiro da comissão foi entregue, o mandatário de "Ah, você quer exumar um cadáver? Vocês podem pesquisar para saber", completou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos