Mais experiente, André Santos quer evitar 'brincadeiras' na seleção

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • AFP Photo

    André Santos volta a seleção brasileira mais um ano depois de seu último chamado

    André Santos volta a seleção brasileira mais um ano depois de seu último chamado

De volta à seleção brasileira após um ano e oito meses, o lateral esquerdo André Santos prometeu não cometer os mesmos erros do passado. Após ficar fora da última Copa do Mundo, o gremista mira evitar 'brincadeiras' no time nacional.

"Se passaram muitas coisas. Estou com outra cabeça, este tempo na Europa serviu de aprendizado para não cometer mais erros. Isso foi fundamental. Hoje sou outro atleta, mais experiente. Volto com outra cabeça. Aprendi com os mais experientes e posso passar isso para os mais jovens na seleção", disse André em entrevista coletiva.

Segundo o próprio, as brincadeiras o atrapalharam no time nacional. Mas o principal equívoco foi involuntário. André utilizou a saída errada após partida do Brasil contra a Bolívia em La Paz, pelas Eliminatórias para Copa do Mundo de 2010, e acabou perdendo o ônibus da delegação. Dunga nunca aceitou as explicações pelo equívoco. Depois foram raras oportunidades com Mano Menezes, a última no dia 10 de agosto de 2011, na derrota para Alemanha, quando cometeu um erro que gerou o terceiro gol do oponente e não foi mais lembrado.

"Quando você é mais jovem, tem muitas oportunidades e acaba cometendo erros. Isso é normal. É com o erro que se aprende. Ainda bem que deu tempo de arrumar isso e hoje sou um profissional concretizado. Espero agarrar minha chance na melhor forma possível", disse. "Talvez foram brincadeiras em momentos que não devia brincar. Quando você é jovem está muito empolgado com as coisas. Foram erros que cometi e não vou voltar a cometer", finalizou.

Esta é a 27ª convocação de André Santos. Ele foi o único jogador do Grêmio chamado. Zé Roberto, Werley e Fernando, que viviam tal expectativa, não foram lembrados por Luiz Felipe Scolari.

O Brasil enfrenta a Bolívia no sábado, às 16h30 (horário de Brasília), em Santa Cruz de La Sierra. A partida amistosa conta só com atletas locais e será disputada em homenagem a família de Kevin Spada, vítima de um sinalizador na partida entre Corinthians e San José pela Libertadores.

Confira os 18 convocados:

GOLEIROS

  • Jefferson (foto) - Botafogo
    Matheus Vidotto - Corinthians

LATERAIS

  • André Santos (foto) - Grêmio
    Douglas Santos - Náutico

ZAGUEIROS

  • Dória - Botafogo
    Dedé (foto) - Vasco
    Réver - Atlético-MG

VOLANTES

  • Paulinho - Corinthians
    Ralf - Corinthians
    Jean (foto) - Fluminense
    Arouca - Santos

MEIAS

  • Ronaldinho (foto) - Atlético-MG
    Jadson - São Paulo

ATACANTES

  • Leandro (foto) - Palmeiras
    Alexandre Pato - Corinthians
    Leandro Damião - Internacional
    Osvaldo - São Paulo
    Neymar - Santos

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos