'Saco de pancadas' europeu sonha em evitar humilhação contra ingleses

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    No primeiro turno, Inglaterra goleou San Marino por 5 a 0 e espera novo massacre

    No primeiro turno, Inglaterra goleou San Marino por 5 a 0 e espera novo massacre

De um lado, profissionais de uma das mais ricas ligas de futebol do mundo. Do outro, uma seleção formada por jogadores de "meio período" e que receberá alguns dos principais astros do momento em um estádio pequeno, com capacidade para apenas sete mil pessoas. Este é o quadro desenhado para o duelo desta sexta-feira entre Inglaterra e San Marino, saco de pancadas das eliminatórias europeias da Copa do Mundo-2014.

O confronto tem uma característica peculiar, pois reúne as duas seleções mais distantes no ranking da Fifa e que se enfrentam nestas eliminatórias. Na última lista, divulgada no dia 14 deste mês, a Inglaterra aparece na quarta posição com 1174 pontos. Já San Marino não tem um pontinho sequer e está empatado com as "potências" Butão e Ilhas Turks e Caicos na 207ª e última colocação.

O treinador Giampaolo Mazza é realista ao falar sobre as chances de ver San Marino aprontar alguma zebra para Rooney e companhia. "O resultado não é o que interessa para nós. Se fosse, não ocuparia este cargo há 15 anos. Temos certeza de que vamos perder; trata-se apenas de uma questão saber de quanto", disse em entrevista à Fifa, com a sinceridade de quem conhece as limitações e dificuldades de seu time.

Em toda sua história, a seleção de San Marino disputou 117 partidas com um currículo de dar inveja ao Íbis, decantada como o pior time de futebol do mundo. Foram nada menos do que 111 derrotas, quatro empates e uma vitória - 1 a 0 sobre Liechtenstein, outra equipe de um território minúsculo dentro da Europa. Foram 19 gols marcados e acachapantes 482 tentos sofridos.

Encravado na Itália, San Marino tem uma população de pouco mais de 33 mil habitantes. Os jogadores de sua seleção não fazem do esporte sua principal fonte de renda. Eles se dedicam a profissões como barman, contador e funcionários de banco. O próprio Mazza pode se orgulhar de ser chamado de professor pelos atletas, pois ele dá aulas em um colégio secundário. Os jogadores treinam à tarde.

O estádio Olímpico de Serravalle receberá o duelo contra os ingleses e deve ter todos os seus 7 mil lugares ocupados. Talvez alguns dos espectadores sejam alunos de Mazza, que lhe pedem camisas da seleção sempre que San Marino tem um compromisso oficial. O atacante Andy Selva, maior artilheiro da equipe nacional com oito gols, resume o que a população local deseja. "Temos grandes sonhos e queremos evitar o ridículo", diz o jogador, de 36 anos. Um pedido difícil, ainda mais sabendo que a Inglaterra goleou por 5 a 0 no primeiro encontro.

O triunfo praticamente certo terá importância vital nas pretensões inglesas. A equipe ocupa a segunda posição do grupo H das eliminatórias européias com oito pontos, dois a menos do que Montenegro. O líder enfrenta Moldova fora de casa às 16h30 (horário de Brasília). No outro jogo da chave, às 16h45 (também de Brasília) Polônia e Ucrânia fazem o duelo das seleções que organizaram a última Eurocopa.

O jogo entre San Marino e Inglaterra será às 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Sportv.

Confira os demais jogos da rodada desta sexta-feira das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo-2014, todos com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte:

ALEMANHA TEM CHANCE DE ABRIR VANTAGEM NA LIDERANÇA

Os alemães lideram o grupo C com dez pontos e têm pela frente um adversário frágil: o Cazaquistão, que somou apenas um ponto em quatro jogos. A seleção comandada com Joachim Löw assiste de camarote ao duelo entre a vice-líder Suécia (7) contra a Irlanda (6), terceira colocada e torce contra Ibrahimovic e seus companheiros para aumentar a folga na ponta. Cazaquistão e Alemanha se enfrentam a partir das 15h (de Brasília), com transmissão ao vivo do Sportv.

SOB AMEAÇA, PORTUGAL ABRE RODADA CONTRA ISRAEL

Cristiano Ronaldo e seus colegas terão uma missão difícil. Os portugueses visitam Israel, em duelo direto dos vice-líderes do grupo F, às 9h45 (de Brasília) e com transmissão ao vivo do Sportv 2. As duas seleções estão empatadas com sete pontos, cinco a menos do que a Rússia. Ou seja: uma derrota pode ser trágica para Portugal. Os russos, com 100% de aproveitamento, visitam a Irlanda do Norte às 16h45 (de Brasília).

FRANÇA E ESPANHA JOGAM EM CASA DE OLHO NO DUELO DE 3ª

No grupo I, o equilíbrio toma conta da disputa pela liderança. Espanha e França estão empatadas com sete pontos e jogam em casa nesta rodada contra Finlândia (16h45) e Geórgia 17h, com transmissão do Sportv2), respectivamente. Os dois jogos servirão como aperitivo para o esperado duelo entre os Bleus e a Fúria na próxima terça-feira, no Stade de France, e que será decisivo para os rumos da chave.

HOLANDA RECEBE ESTÔNIA PARA MANTER 100% DE APROVEITAMENTO

Em Amsterdã, a Holanda encara a Estônia às 16h30 (de Brasília) para manter a campanha perfeita nestas eliminatórias. A Laranja Mecânica venceu seus quatro jogos no grupo D e pode terminar a rodada com vantagem ainda maior. Tudo por conta da partida entre Hungria e Romênia (no mesmo horário), que dividem a segunda posição com nove pontos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos