Gramado do estádio Beira-Rio começa a ser plantado e deve ficar pronto em 120 dias
Do UOL, em Porto Alegre
-
Alexandre Lops/AI Internacional
Internacional espera que em 120 dias o gramado fique totalmente pronto para receber partidas
Nesta quinta-feira começou a ser plantado o novo gramado do estádio Beira-Rio, que está sendo reformado para a Copa do Mundo de 2014. A expectativa é que em 120 dias o campo esteja pronto para receber partidas. Porém, a tendência, é que o clube evite utilizar o novo "tapete" neste ano para que não ocorra como em outros estádios brasileiros e do exterior que tiveram problemas logo após a grama ser plantada.
A grama utilizada no Beira-Rio é da espécie bermuda TifGrand e foi desenvolvido nos Estados Unidos. Segundo o fornecedor e o clube, será a primeira vez que ela será utilizada no Brasil. Como ela é de verão, no inverno serão plantadas sementes próprias da estação.
O novo gramado está sendo constituído com um sistema híbrido de grama natural reforçada com fibras. O processo de plantio envolve 10 profissionais e deve ser finalizado até o meio-dia da próxima sexta-feira.
"As bermudas estão sendo colocadas soltas no solo, é uma exigência da FIFA. O gramado será regado seis vezes por dia durante os 10 primeiros dias. Após isso, será regado de duas a três vezes. A grama deverá ter a sua cor original em até 30 dias após o plantio. O novo gramado poderá estar pronto em até 90 dias", afirmou o responsável técnico pelo plantio, Marcelo Matte, ao site do Inter.
As obras de reforma do Beira-Rio passaram dos 58% de conclusão. O prazo de entrega é dezembro de 2013. Atualmente cerca e 1,1 mil funcionários trabalham no local. O estádio, que será a sede de Porto Alegre na Copa do Mundo, receberá cinco jogos em 2014.