Novo gramado do Beira-Rio será inédito no Brasil e passará a ser plantado em março

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Divulgação/Site do Internacional

    Grama importada dos Estados Unidos será mais resistente ao frio e ao pisoteio nos jogos

    Grama importada dos Estados Unidos será mais resistente ao frio e ao pisoteio nos jogos

O novo gramado do Beira-Rio começará a tomar forma a partir de março. O Internacional e a Andrade Gutierrez programam para o próximo mês o plantio das primeiras sementes do reformado campo de jogo do estádio. A grama, importada dos Estados Unidos, será utilizada pela primeira vez no Brasil.

De acordo com o clube gaúcho, a grama será do tipo tifgrand, inédita nas praças de jogos do país. Uma nova espécie que resiste mais ao frio e também ao intenso pisoteio. Resultando em um campo mais denso e com maior crescimento lateral.

"É uma grama especial, é do tipo bermuda, mas é importada. É mais resistente as baixas temperaturas", disse o diretor de patrimônio do Inter, Hélio Giaretta.

As sementes serão espalhadas no solo da casa dos colorados em etapas. Constituído de um sistema híbrido de grama natural reforçada com fibras elásticas importadas da Europa, o local é justamente o próximo passo no cronograma das obras do estádio.

Nas contas do Inter e da construtora AG, o gramado do novo Beira-Rio ficará bem próximo do ideal no final de agosto e início de setembro. Bem perto do prazo estipulado pelo clube para reabertura do estádio.

Em recente visita do ministro Aldo Rebelo, o presidente do Inter, Giovanni Luigi, reiterou que deseja voltar ao Beira-Rio ainda em 2013. Na internet, os torcedores elaboraram um abaixo-assinado pedindo o adiamento da volta ao estádio.

O temor dos populares é que a reinauguração do Beira-Rio repita os problemas ocorridos no Mineirão. Ou até que as dificuldades da Arena do Grêmio, principalmente com o gramado, também apareçam em seu estádio.

Com sistema de drenagem a vácuo, o gramado foi reposicionado diante das arquibancadas inferiores. Agora, o campo de jogo estará mais centralizado e terá as dimensões exigidas pela Fifa para partidas internacionais, 105m x 68m.

Sede de cinco jogos da Copa do Mundo de 2014, o Beira-Rio tem orçado perto dos R$ 330 milhões. Na última atualização da obra, divulgada pela Andrade Gutierrez, 58% das reformas já haviam sido concluídas.

INTER NÃO TEME GRE-NAL, DUNGA INDICA TIME MISTO E ZAGA VIVE BOA FASE

Líder do grupo B da Taça Piratini, o Internacional joga no domingo contra o Cruzeiro-RS para tentar ficar com a melhor campanha da primeira fase. Assim, o time de Dunga terá o direito de decidir sempre em mando de campo próprio. E nem mesmo a chance de um Gre-Nal nas quartas de final do turno preocupa o Colorado. LEIA
O Internacional já tem definido qual time enfrentará o Cruzeiro-RS, no domingo, mas não revela. Depois de trabalhar apenas com os reservas, Dunga disse que a formação no final de semana pode até ser mista. O treinador reiterou os cuidados médicos do Colorado com seus titulares e manteve o discurso de que a pré-temporada vermelha segue acontecendo. LEIA MAIS
Exatamente há um mês, em um treinamento em Gramado, o técnico Dunga deu as primeiras pistas de como iria formar o time do Inter para a temporada 2013 e o primeiro setor a ser montado foi a defesa. Apesar de algumas mudanças devido a lesões e a contratações, o sistema defensivo do alvirrubro de Porto Alegre vem sendo um dos destaques da equipe treinada pelo capitão do tetra. Em quatro jogos, com o time titular no Gauchão, apenas um gol sofrido e de falta. LEIA

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos