De olho no cofre

Ministério da Cultura pagará reforma em locais de festas da Fifa da Copa

Aiuri Rebello e Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

  • Karime Xavier / Folhapress

    Vista do Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo: reforma da Fan Fest

    Vista do Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo: reforma da Fan Fest

O Ministério da Cultura ajudará as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 a reformar os locais públicos que receberão as Fan Fests da Fifa durante o Mundial, em um investimento que não está previsto na Matriz de Responsabilidades, documento assinado pelos governos federal, estaduais e municipais com uma lista de todas as obras necessárias para a realização da competição futebolística.

De acordo com o MinC (Ministério da Cultura), ainda não há um orçamento definido para estas obras, e os projetos em cada uma das cidades ainda estão em elaboração, em parceria com as administrações locais (veja a relação de algumas obras previstas nos locais das Fan Fests em 2014 no final desta página).

As Fan Fests da Fifa são eventos paralelos às partidas do Mundial. Nelas, em locais com acesso controlado, haverá telões para assistir às partidas da Copa de 2014, apresentações musicais, tendas dos parceiros comerciais da Fifa, como a rede de lanchonetes McDonald's e a marca de cerveja Budweiser, dentre outras atividades.

Em janeiro, uma reunião entre representantes das cidades-sede e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, começou a detalhar a participação do MinC na realização das Fan Fests em 2014. Como uma das exigências da Fifa para a realização das festas é que elas aconteçam em locais simbólicos das cidades-sede, com valor cultural e histórico na vida dos municípios, as cidades enxergaram nisso uma oportunidade de promover a revitalização destes espaços com dinheiro do Ministério da Cultura. De acordo com o MinC, até março deste ano estará definido em quais projetos a pasta contribuirá com o custo das reformas. 

Vale do Anhangabaú

Em São Paulo, a prefeitura afirma que contará com verbas do Ministério da Cultura para reformar o Vale do Anhangabaú, palco da Fan Fest local. O projeto ainda está em elaboração,mas prevê o fechamento de um túnel que há ali, assim como a nivelação de todo o piso do Vale, construído em mosaico de pedras no estilo português. O projeto inicial também prevê a integração do espaço com a Praça das Artes, próxima ao local. A previsão é que a obra fique pronta no primeiro trimestre de 2014.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre (RS), o MinC financiará a revitalização do Largo Glênio Peres, onde acontecerá o evento da Fifa, considerado de valor histórico na capital gaúcha. No Recife, existe um projeto para a revitalização do Marco Zero, com obras de acessibilidade em parceira com a pasta da Cultura. 

De acordo com a Prefeitura de Curitiba (PR), o MinC ofereceu para a cidade uma verba para construção de um galpão provisório para abrigar "manifestações culturais" durante a Fan Fest na cidade, mas a administração municipal considerou o projeto caro demais e não aceitou o investimento. A verba será utilizada na construção de um pavilhão cultural definitivo dentro do parque.

Esplanada dos Ministérios

No Distrito Federal, a Fan Fest acontecerá no local ao lado do Museu da República, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. De acordo com o governo do DF, haverá uma reforma no local em parceria com o Ministério da Cultura, mas ainda não foi elaborado um projeto para a parceria.

Obras da Copa
Obras da Copa

Em Cuiabá (MT), será revitalizada a orla do rio Cuiabá, com a construção de calçadão e outras melhorias, além da integração da orla com o Parque da Acrimat, palco da Fan Fest. O governo de Mato Grosso informa que tocará a obra independentemente da parceira com o Ministério da Cultura, mas que conta com uma ajuda da pasta na obra.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (MG), o município propôs ao MinC para reformar dois galpões pertencentes ao governo federal na Praça da Estação, que serão integrados ao espaço da Fan Fest. A administração municipal afirma que o MinC sugeriu a reforma da praça, mas o local foi revitalizado recentemente.

As prefeituras de Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Natal (RN) não responderam o contato do UOL Esporte sobre este tema ou não tinham ainda nenhum projeto em elaboração.

Programação cultural

 De acordo com o Ministério da Cultura, as cidades-sede também receberão apresentações de música, dança, teatro e exposições entre outras atividades durante a Copa de 2014. A programação cultural será escolhida através de editais para apresentações em espaços e áreas públicas das cidades sede e seu entorno. As atrações selecionadas nos editais também poderão ser utilizadas nas Fan Fests ou fazer parte da agenda de circulação pelo país.

Os conteúdos culturais estão divididos em quatro conceitos: Brasil das Artes (teatro, música, dança e circo), Brasil Diverso ("toda a diversidade étnica e manifestações culturais tradicionais"), Brasil Audiovisual (cinema) e Brasil Criativo (baseado no programa de Economia Criativa da pasta da Cultura).

Além disso, para a Copa de 2014 o MinC pretende atuar desenvolvendo roteiros turísticos em parceria com a Embratur, revitalizar museus, ajudar com conteúdo para os programas de qualificação de mão-de-obra do Ministério do Trabalho, e " agrupar todas as informações de atividades e manifestações culturais da cultura brasileira em ações de promoção, utilizando a comunicação integrada no Brasil e no exterior". 

De acordo com a pasta, a montagem de um espaço do MinC dentro das Fan Fests está em negociação com os governos locais e a Fifa.

O QUE PLANEJAM AS CIDADES-SEDE DA COPA

Local Cidade Projeto
Belo Horizonte (MG) Prefeitura solicitou ao MinC que o governo transfira para a cidade a propriedade de dois galpões nos arredores da Praça da Estação, além de reformá-los e transformá-los em pavilhões culturais
Brasília (DF) Reforma das áreas adjacentes ao Museu da República, próximo à Esplanada dos Ministérios. Projeto ainda está sendo desenvolvido pelo governo do Distrito Federal
Cuiabá (MT) Revitalização da orla do rio Cuiabá e integração com o Parque da Acrimat. Projeto prevê ainda a construção de um calçadão ao longo da orla do rio e de uma ciclovia
Curitiba (PR) Inicialmente, a verba do MinC seria destinada para a construção de um pavilhão que abrigaria manifestações culturais. Posteriormente, decidiu-se que o dinheiro será utilizado para criação de um espaço cultural dentro do Parque Barigui
Porto Alegre (RS) Funcionários da Secretaria de Cultura de Porto Alegre se reuniram com uma equipe do Ministério da Cultura há pouco mais de uma semana. Ficou acertado que o município irá apresentar nas próximas semanas um projeto a ser aplicado no largo Glênio Peres
Recife (PE) Revitalização e obras de acessibilidade no Marco Zero tradicional área do Recife antigo que costuma receber eventos culturais na cidade, especialmente durante o Carnaval
São Paulo (SP) Integração da Praça das Artes com o Vale do Anhangabaú em um espaço único. A Praça das Artes, novo polo cultural de São Paulo, foi inaugurada em dezembro de 2012. O local abriga as Escolas de Dança e de Música de São Paulo.
  • Fonte: Minc e prefeituras das cidades-sede da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos