Atraso em projeto no Rio "barateia" reformas em portos para a Copa
Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro
À primeira vista, os projetos de melhorias nos portos brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 parecem estar bem encaminhados. As setes obras incluídas da lista dos preparativos para o Mundial deverão estar prontas três meses antes do torneio e custarão, ao todo, 8% a menos do que o previsto no orçamento original, de setembro de 2011.
O prazo e a redução no custo, porém, não devem ser comemorados. Pelo contrário. Se as obras nos portos da Copa estão mais "baratas" hoje do que há um ano e meio é porque já foi constatado que não será feito tudo o que havia sido prometido.
CONFIRA COMO ANDAM AS OBRAS EM PORTOS PARA A COPA
Porto/terminal de passageiros | Cidade-sede | Custo inicial | Custo atual | Previsão de entrega inicial | Previsão de entrega atual |
Rio de Janeiro* | R$ 314 milhões | R$ 91 milhões | Novembro/2013 | Fevereiro/2014 | |
São Paulo (Santos) | R$ 120 milhões | R$ 235 milhões | Junho/2013 | Dezembro/2013 | |
Fortaleza | R$ 106 milhões | R$ 149 milhões | Novembro/2013 | Novembro/2013 | |
Manaus | R$ 89 milhões | R$ 89 milhões | Dezembro/2013 | Março/2014 | |
Natal | R$ 53 milhões | R$ 54 milhões | Maio/2013 | Agosto/2013 | |
Salvador | R$ 36 milhões | R$ 36 milhões | Julho/2013 | Abril/2013 | |
Recife | R$ 22 milhões | R$ 28 milhões | Junho/2013 | Junho/2013 | |
Total | R$ 740 milhões | R$ 682 milhões | Dezembro/2013 | Março/2014 |
- *Projeto foi alterado
A mudança no projeto para construção de um novo píer no Porto do Rio de Janeiro é a prova disso. Inicialmente, a capital fluminense ganharia uma estrutura em formato de Y para que mais navios de cruzeiro pudessem atracar. Depois de atrasos na licitação do projeto, porém, só uma perna do Y está prevista para terminar até a Copa.
Sem o píer em Y completo, o total investido no Porto do Rio para o Mundial caiu para menos de um terço do previsto. Antes, já haviam sido anunciados investimentos de R$ 314 milhões no local. Hoje, o compromisso é investir até R$ 91 milhões.
Essa redução compensou o aumento do custo de outras obras em portos. A reforma do Porto de Santos (SP), por exemplo, deveria custar R$ 120 milhões, mas está atualmente orçada em R$ 235 milhões. Já a construção de um novo terminal de passageiros para o Porto de Fortaleza (CE) custaria R$ 106 milhões. Vai custar R$ 149 milhões. Ambas deverão terminar até o final deste ano.