De olho no cofre

Atraso em projeto no Rio "barateia" reformas em portos para a Copa

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

À primeira vista, os projetos de melhorias nos portos brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 parecem estar bem encaminhados. As setes obras incluídas da lista dos preparativos para o Mundial deverão estar prontas três meses antes do torneio e custarão, ao todo, 8% a menos do que o previsto no orçamento original, de setembro de 2011.

O prazo e a redução no custo, porém, não devem ser comemorados. Pelo contrário. Se as obras nos portos da Copa estão mais "baratas" hoje do que há um ano e meio é porque já foi constatado que não será feito tudo o que havia sido prometido.

CONFIRA COMO ANDAM AS OBRAS EM PORTOS PARA A COPA

Porto/terminal de passageiros Cidade-sede Custo inicial Custo atual Previsão de entrega inicial Previsão de entrega atual
Rio de Janeiro* R$ 314 milhões R$ 91 milhões Novembro/2013 Fevereiro/2014
São Paulo (Santos) R$ 120 milhões R$ 235 milhões Junho/2013 Dezembro/2013
Fortaleza R$ 106 milhões R$ 149 milhões Novembro/2013 Novembro/2013
Manaus R$ 89 milhões R$ 89 milhões Dezembro/2013 Março/2014
Natal R$ 53 milhões R$ 54 milhões Maio/2013 Agosto/2013
Salvador R$ 36 milhões R$ 36 milhões Julho/2013 Abril/2013
Recife R$ 22 milhões R$ 28 milhões Junho/2013 Junho/2013
  Total R$ 740 milhões R$ 682 milhões Dezembro/2013 Março/2014
  • *Projeto foi alterado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A mudança no projeto para construção de um novo píer no Porto do Rio de Janeiro é a prova disso. Inicialmente, a capital fluminense ganharia uma estrutura em formato de Y para que mais navios de cruzeiro pudessem atracar. Depois de atrasos na licitação do projeto, porém, só uma perna do Y está prevista para terminar até a Copa.

Sem o píer em Y completo, o total investido no Porto do Rio para o Mundial caiu para menos de um terço do previsto. Antes, já haviam sido anunciados investimentos de R$ 314 milhões no local. Hoje, o compromisso é investir até R$ 91 milhões.

Essa redução compensou o aumento do custo de outras obras em portos. A reforma do Porto de Santos (SP), por exemplo, deveria custar R$ 120 milhões, mas está atualmente orçada em R$ 235 milhões. Já a construção de um novo terminal de passageiros para o Porto de Fortaleza (CE) custaria R$ 106 milhões. Vai custar R$ 149 milhões. Ambas deverão terminar até o final deste ano.

Obras da Copa
Obras da Copa

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