Vale do Anhangabaú será reformado para receber Fan Fest na Copa

Aiuri Rebello

Do UOL, em São Paulo

  • Karime Xavier / Folhapress

    Vista do Vale do Anhangabau, no Centro de São Paulo: local passará por reforma para a Copa de 2014

    Vista do Vale do Anhangabau, no Centro de São Paulo: local passará por reforma para a Copa de 2014

O Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, passará por uma ampla reforma para poder receber a Fan Fest da Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado) durante a Copa do Mundo de 2014. A obra, que ainda não possui um projeto finalizado e nem uma estimativa de custo, deve começar no segundo semestre deste ano. A previsão é que a reforma seja entregue no primeiro trimestre de 2014.

O principal ponto do projeto em elaboração prevê a nivelação de todo o chão no Anhangabaú, que hoje é irregular e apresenta alturas diferentes em diversos pontos. De acordo com Elisabeth Tortolano, assessora especial da SPCopa (Comitê Integrado de Gestão Governamental Especial para a Copa do Mundo de Futebol de 2014), a pavimentação com pedras de mosaico português, característica do local, será mantida após a nivelação.

O projeto também prevê a integração da Praça das Artes com o Vale do Anhangabaú em um espaço único. A Praça das Artes, novo polo cultural de São Paulo, foi inaugurada em dezembro, ao lado do Anhangabaú. O local, de 28 mil metros quadrados entre edifícios e espaços abertos, abriga as Escolas de Dança e de Música de São Paulo.

Um túnel e uma galeria subterrânea no Vale, onde ficava antigamente o banheiro público, serão fechados. 

Fora da Matriz

A reforma do Anhangabaú não está prevista na Matriz de Responsabilidades, documento firmado entre os governos municipais, estaduais e federal com todas as obras que serão realizadas para a Copa de 2014. De acordo com a Prefeitura, o local da Fan Fest em São Paulo foi escolhido no começo de 2012, e o detalhamento do projeto do evento ainda está em execução.  Após encaminhado, a reforma deverá ser incluída em alguma linha de financiamento para projetos da Copa de 2014.  

Já os outros custos relacionados às festas, como os gerados por aluguel e instalação de telões, montagem de bares, restaurantes e shows, ficarão a cargo de prefeituras e governos estaduais, conforme revelou o UOL Esporte em outubro do ano passado.

As Fan Fests são eventos organizados pela Fifa nas 12 cidades-sede durante a Copa de 2014 que terão telões para acompanhamento das partidas, barracas de bebida e comida e ações promocionais, entre outras atividades.

Obras da Copa
Obras da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos