McDonald's e exigências de artistas para as Fan Fests serão pagos pelas cidades-sede, diz Fifa

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

Sairá do orçamento das Prefeituras e Governos Estaduais das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 a maioria dos gastos na organização das Fan Fest, espaços públicos com telões, bares, restaurantes e shows que são a aposta da Fifa (Federação Internacional de Futebol) para estender ao máximo a adesão popular ao evento - calcula-se que cada uma das sedes poderá receber de 20 mil a 100 mil pessoas em sua Fan Fest. 

Num documento de 90 páginas chamado "Manual de Evento", que lista as obrigações dos três vértices responsáveis pelo evento - Fifa, sedes e TV Globo - , a Fifa indica que caberá ao poder público despesas listadas em 42 itens, classificadas em seis categorias: local, infraestrutura, operação no local, entretenimento, equipe e gestão.

SEDES NÃO SABEM QUANTO GASTARÃO

  • As sedes não sabem informaram ainda quanto custarão as despesas previstas para a organização dos Fan Fests. "Passamos por uma eleição e é não temos como gerar despesa para o próximo exercício. Então, isso é algo que vai ser definido a partir do ano que vem", afirmou Luis de Carvalho, secretário municipal de Copa em Curitiba, uma das cidades-sedes do Mundial. No manual enviado pela Fifa às sedes não está especificado quem bancará os gastos, se as prefeituras ou o governo Estadual. O UOL Esporte entrou em contato com as sedes, que informaram que isso dependerá de cada local. Curitiba, por exemplo, prevê que as despesas serão bancadas pelo governo municipal. Já em Manaus, o governo do Estado se comprometeu em arcar com os custos.

Dentre as despesas previstas para serem bancadas com dinheiro público estão a preparação de uma área para a instalação de lojas dos patrocinadores da Copa do Mundo. "A McDonald's será autorizada a operar um restaurante próprio no local de realização e manter para si toda a receita gerada a partir da venda dos produtos. Não será cobrada da McDonald's qualquer taxa de aluguel pela utilização do espaço para montar o restaurante", diz o manual.

As sedes deverão armar toda a estrutura para a recepção do público. "A Sede deve fornecer pistas / vias temporárias para proteger o solo do local durante a instalação, operação e desinstalação (se necessário). Devem estar disponíveis no local água, energia, telefone e internet wireless de alta velocidade. O local deve ser comercialmente limpo desde o início da instalação".

O poder público bancará também estacionamento "numa distância máxima de 100 metros do local dos Fan Fests", seguros com cobertura suficiente para cobrir danos pessoais e materiais, além de pagar todos os custos com licenças e custos legais.

A Fifa se responsabiliza por bancar a montagem do palco do evento, que inclui os telões, iluminação do palco e equipamentos de som. Os portões de entrada do local também são pagos pela entidade máxima do futebol.

FIFA DIZ QUE MANUAL PODE SER ATUALIZADO E ALTERADO

  • No documento entregue às sedes, a Fifa informa que o manual é um resumo dos requisitos operacionais. Ele poderá ser "atualizado e alterado durante a preparação do projeto, por meio dos documentos operacionais". Segundo a dona da Copa, o documento incorpora a experiência da Fifa nas últimas três edições do Mundial.

Já a Globo fica responsável pela programação do evento. Além da exibição dos jogos, o Fan Fest terá shows e atrações durante todo o dia. O horário de funcionamento será das 10h às 24h.

Cabe à emissora de TV definir os artistas que serão contratados. Ela também se compromete a divulgar o evento em seus telejornais, além de coberturas ao vivo de rádio e TV.   

"A TV Globo irá fornecer de forma permanente personalidades de TV e rádio como moderadores e Mestres de Cerimônia (MC's), para inclusão no Programa de Entretenimento do FIFA Fan Fest. Personalidades de rádio pertencentes a estações de rádio parceiras (se aplicável) devem ser utilizadas sempre que possível. O direito final de seleção e a designação de indivíduos a um local de realização é de propriedade da TV Globo", diz a cartilha da Fifa.

O "Manual de evento", entretanto, não deixa claro se a emissora fica responsável por pagar os cachês dos artistas. "Os custos relativos à acomodação e viagem de artistas devem ser discutidos e acordados entre a TV Globo e as sedes", diz o documento.

Num dos itens do documento, a Fifa diz que as sedes se responsabilizam por despesas com exigências dos músicos, como "fornecimento de todos equipamentos de apoio, de acordo com os requisitos do artista".

As sedes devem também destinar áreas para a Globo instalar suas estruturas para transmissão. Além disso, segundo o manual, terão que fornecer equipamentos e pessoal para filmar e para recepção do sinal de TV no local, como antena parabólica, receptor de satélite, antena digital, todos com qualidade HD – alta definição. 

A emissora tem direito a exclusividade para emitir imagens ao vivo do evento. "Uma vez que a TV Globo é a emissora oficial do FIFA Fan Fest, não será permitido a outras emissoras brasileiras realizarem transmissões ao vivo nos locais de realização do evento", diz o manual.

LOCAIS SERÃO CEDIDOS À FIFA 13 DIAS ANTES DA COPA

  • Os locais escolhidos para receber o Fan Fest devem ser cedidos à Fifa pelo menos 13 dias antes do jogo de abertura da Copa e até 5 dias após a partida de abertura, não podendo ser utilizado para outros eventos, como feiras semanais, durante esse período. A Fifa "reserva para si o direito de montar o palco a partir de meados de maio".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos