Ex-zagueiro Figueroa é nomeado embaixador de Porto Alegre na Copa do Mundo

Do UOL, em Porto Alegre

  • Ricardo Giusti/Prefeitura Municiapal de Porto Alegre

    Figueroa recebeu a placa de embaixador de Porto Alegre do Prefeito José Fortunati (d)

    Figueroa recebeu a placa de embaixador de Porto Alegre do Prefeito José Fortunati (d)

O ex-zagueiro do Internacional, Elias Figueroa, recebeu nesta segunda-feira do prefeito de Porto Alegre , José Fortunati, o título de Embaixador da cidade-sede da Copa 2014. Além de ser uma espécie de homenagem para o chileno que conquistou o primeiro título brasileiro entre os clubes do Rio Grande do Sul com o Inter em 1975, o ex-jogador terá como principal função divulgar a capital do Estado que receberá cinco jogos do mundial.

  • Na última sexta-feira, torcedores do Inter utilizaram as redes sociais para lembrar o título brasileiro de 75 e homenagearam Figueroa pelo gol da decisão

"Don Elias Figueroa é um grande porto-alegrense pelo exemplo que nos deu dentro e fora de campo e por tudo o que ele representou ao futebol gaúcho. Ele nos encantou com a bola e também como pessoa e deixou a sua marca na história do esporte. [...] Tenho certeza que Don Elias será o maior aliado na divulgação da nossa cidade", afirmou Fortunati.

Figueroa, que mora em Viña del Mar, no Chile, trouxe a família para a homenagem e se mostrou feliz com o desafio e com a homenagem prestada pelos gaúchos. "Para mim é um orgulho e uma honra ser escolhido o embaixador da Copa. Porto Alegre marcou uma importante etapa da minha vida, não só no futebol. Meus filhos cresceram e foram educados aqui. Esta é a minha segunda casa, eu sou gaúcho de coração", declarou o ex-zagueiro.

Don Elias, como ficou conhecido, iniciou a carreira no Calera e depois passou pelo Santiago Wanderers, ambos do Chile. Em 67, acabou contratado pelo Peñarol, do Uruguai. Cinco anos depois se transferiu para o Inter, onde disputou 320 partidas e fez 26 gols. No período, foi eleito três vezes melhor da América do Sul e eleito pela Fifa como o oitavo melhor jogador do continente de todos os tempos em eleição realizada no centenário da instituição que organiza o futebol mundial.

Em 77, retornou para o Chile para atuar no Palestino. Após três anos, se transferiu para o Fort Lauderdale, dos Estados Unidos. Em 83, dois anos depois de voltar ao seu país de origem encerrou a carreira no Colo Colo. O ex-zagueiro do Inter ainda disputou os mundiais de 66, 74 e 82 pela seleção do Chile. Entre 94 e 95, trabalhou como técnico no Palestino e em 96 comandou o Inter.

Na última sexta-feira, Don Elias Figueroa recebeu uma homenagem da torcida do Inter pelas redes sociais pelo aniversário de 37 anos do primeiro título Brasileiro do clube gaúcho. Durante todo o dia, diversos torcedores publicaram no Twitter e no Facebook mensagens com a tag #FigueroaDay pelo gol decisivo que marcou na decisão contra o Cruzeiro.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos