Fortaleza é a primeira sede da Copa a testar sistema de ônibus para o torneio

Do UOL, em São Paulo

  • Band Esportes

    A Arena Castelão será o primeiro estádio da Copa 2014 entregue ao público

    A Arena Castelão será o primeiro estádio da Copa 2014 entregue ao público

Na inauguração do Castelão, neste domingo, Fortaleza será a primeira cidade brasileira a testar o sistema de transporte público específico para a Copa do Mundo de 2014, com 48 ônibus extras nos sete terminais da cidade. O público contará com 11 linhas de transporte no entorno do estádio.

Em termos de segurança, foram designados 1.480 integrantes da PM, que contarão com 20 viaturas, motocicletas e um helicóptero. A presidente, Dilma Rousseff, estará no evento de inauguração. O evento para o público começará às 19 horas com show do cantor Raimundo Fagner. A organização espera 20 mil pessoas.

Obras no Castelão
Obras no Castelão

Recentemente, o comitê que acompanha as obras dos eventos da Fifa (CapCopa), na Assembleia Legislativa do Estado, apontou a segurança pública como o ponto mais fraco da organização da Copa em Fortaleza.

Ferruccio Feitosa, secretário estadual de Copa do Ceará

"É a primeira obra de estádio a ficar pronta e a gente pede que as pessoas venham de verde e amarelo. Nós queremos ajudar para que o Brasil seja reconhecido lá fora como um país capaz de realizar grandes eventos"

Para combater o problema, a Secretaria de Segurança Pública "pretende criar uma central de flagrantes para aliviar a demanda nos DPs", segundo o  delegado Andrade Jr, que representava a pasta da segurança. "Teremos capacitação de 2.000 policiais para a Copa do Mundo, e já investimos cerca de  R$ 24,5 milhões em prédios e equipamentos."

A obra no entorno está atrasado. Das cinco intervenções viárias de responsabilidade da prefeitura, duas estarão prontas em maio de 2013, mas outras três só em dezembro do ano que vem. Em maio foi rescindido o contrato com a Delta Engenharia, que havia vencido a licitação. A construtora apareceu na investigação que levou à prisão o empresário Carlinhos Cachoeira.

Dois meses depois, consórcio formado pelo grupo Serveng-Civilsan venceu nova licitação. Duas outras importantes obras, um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e a extensão do metrô, de responsabilidade do governo estadual, não estarão totalmente concluídas para a Copa das Confederações.

Há problemas relacionados à desapropriações. Justamente o que mais preocupa a Fifa para o torneio de 2013 é a mobilidade urbana porque o foco é a população local. Na Copa das Confederações, turistas, principalmente estrangeiros, são em menor quantidade do que na Copa do Mundo, o que faz a questão dos aeroportos ser menos relevante. "Pode gerar desconforto para as pessoas chegar aqui. Mas se as obras forem bem planejadas podemos conciliar", disse Sílvio Andrade, presidente da Arena Castelão.

Os esquemas especiais de trânsito, nos dias de jogos, são forma de minimizar o efeito das obras não concluídas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos