Ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre não fica pronta até a Copa

Rodrigo Durão Coelho

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Para a Infraero, atraso no Salgado Filho não afetará fluxo de passageiros da Copa

    Para a Infraero, atraso no Salgado Filho não afetará fluxo de passageiros da Copa

As obras de ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, não vão ficar prontas até 2014, como inicialmente previsto, segundo a Infraero.

Durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Porto Alegre, nesta segunda-feira, o superintendente da Infraero Carlos Alberto Souza disse que o atraso no cronograma se deve a complexidade da obra. Os trabalhos devem começar em junho de 2013 e levar 18 meses, com conclusão prevista em 2015.

Mas, segundo ele este atraso não afetará o fluxo de passageiros vindos para a Copa, já que a ampliação atenderá em sua maioria o transporte de cargas. "Atualmente o Salgado Filho já atenderia à demanda da Copa 2014", diz Souza. A Infraero ressalta que o aeroporto trabalha com apenas 60% de sua capacidade e a ampliação da pista não fazia parte dos planos originais da Copa.

Entretanto ao UOL Esporte, o vereador João Carlos Nedel (PP), presidente da Frente Parlamentar do Turismo de Porto Alegre, se disse preocupado que o aeroporto não consiga atender o fluxo de turistas gerados pelo torneio. "Atualmente a pista comporta aviões de porte médio e não os grandes como o A380. É necessário que exista um equilíbrio entre voos de carga e de passageiros", disse ele.

"A pista não estar pronta impede, por exemplo, a chegada de grandes voos fretados da Europa ou da África. Acredito que esse atraso é falta de vontade política e espero que consigamos reverter essa situação", completou ele.

O superintendente Souza afirmou que a capacidade atual do aeroporto é de 13 milhões de passageiros por ano e, após a reforma, o número será aumentado para 15,7 milhões anuais.

Já no próximo ano deve entrar em operação um equipamento anti-neblina (ILS) para combater uma das principais causas de fechamento do aeroporto. "O ILS deverá estar em operação já no próximo inverno e, com ele, poderemos atender até 97% de operacionalização", afirmou Souza.

Segundo a Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo do Rio Grande do Sul, o  aeroporto é o terceiro maior em movimentação internacional do país, operando voos para Buenos Aires, Rosário, e Córdoba (Argentina), Lima (Peru) Santiago (Chile), Montevidéo (Uruguai), Lisboa (Portugal) e Cidade do Panamá (Panamá).

Obras no Beira-Rio
Obras no Beira-Rio

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos