Técnico da Espanha ignora instabilidade brasileira e diz que seleção é rival a ser batido

Paulo Passos e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Vicente Del Bosque comandou a Espanha nas conquistas da Copa 2010 e na Euro 2012

    Vicente Del Bosque comandou a Espanha nas conquistas da Copa 2010 e na Euro 2012

O técnico da Espanha, Vicente Del Bosque, ignorou o momento instável da seleção brasileira e disse que o time de Luiz Felipe Scolari é a equipe a ser batida na Copa das Confederações. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o atual campeão do Mundo e da Eurocopa não quis comentar a troca de treinador no Brasil.

"É um assunto doméstico em uma seleção que é muito importante e de história. O Brasil é uma potência mundial. É o rival a ser batido", afirmou Del Bosque.

"Seria muito atrevimento para mim tratar de problemas e consequências na América do Sul e no Brasil. Acho que o nível das seleções sul-americanas melhorou, temos Colômbia, Chile, Paraguai. Mas o Brasil segue exportando jogadores. Até agora vocês (Brasil) são os pais do futebol", acrescentou o técnico da Fúria.

Vicente del Bosque
Vicente del Bosque

Outro participante do evento, representando a seleção do Uruguai, o técnico Oscar Tabarez também rebateu o pensamento sobre o enfraquecimento do futebol brasileiro.

"O maior poderio futebolístico está na Europa. Esse é o destino de todos os que querem ascender no futebol. Brasil obteve o retorno de alguns jogadores, e conseguiu manter uma estrela por mais tempo como Neymar. Não me animaria de falar de estancamento (do futebol brasileiro). Sou o responsável pelas divisões de base do Uruguai. E vemos todas as competições e vemos a quantidade de bons jogadores que aparecem no Brasil (...) Não é falar de estancamento, não é por falta de produção de jogadores. Trata-se de aproveitar essa potencialidade de jogadores", opinou o técnico do Uruguai.   

Comandante da melhor seleção do mundo, líder do ranking da Fifa, o espanhol Del Bosque afirmou que não consegue avaliar se é hoje o melhor do planeta na sua função.

"É uma pergunta impossível de ser respondida. O único que faço é tentar obter os melhores êxitos com os meus jogadores. Tem que relativizar isso para decidir quem é o melhor, é difícil. Não sou eu quem tem que dizer", disse o espanhol.

A Espanha de Del Bosque estará na Copa das Confederações em 2013, no Brasil. A atual campeã do mundo será cabeça de chave e, por isso, não enfrentará a seleção brasileira na primeira fase do torneio.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos