Craque da Colômbia tem nome em homenagem a Falcão e valorizou 600% em dois anos

Paulo Passos

Do UOL, em Nova Jersey

  • AP Photo/Fernando Vergara

    Falcao Garcia comemora após marcar para a Colômbia nas eliminatórias da Copa de 2014

    Falcao Garcia comemora após marcar para a Colômbia nas eliminatórias da Copa de 2014

Kaká, Thiago Silva, Diego Alves e Mano Menezes foram unânimes em apontar o que mais temem na seleção colombiana que enfrenta o Brasil nesta quarta-feira, às 22h30, em Nova Jersey. Um atacante de 26 anos, com 1,77m e quase 200 gols na carreira. Radamel Falcao García chama atenção também por outros números. Comprado pelo Porto em 2009 por 5,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 14 milhões), foi vendido por 40 milhões de euros (cerca de R$ 140 milhões) dois anos depois ao Atlético de Madri. Mais de 600% de valorização.

Quem conviveu com o atacante jura não se surpreender com o salto no seu valor de mercado. É o caso, por exemplo, de Jesualdo Ferreira, atualmente no Panathinaikos, da Grécia, que foi o primeiro técnico a trabalhar com Falcao no Porto, em 2009.

"Ele não perder o foco nunca. Aprendeu muitas coisas quando chegou na Europa e teve humildade para isso. Chegou como um centroavante nato, mas passou a jogar fora da área também. No primeiro ano fez mais de 30 gols e seguiu nessa média em todas a temporadas na Europa", afirmou o treinador em entrevista ao UOL Esporte.

NOME É HOMENAGEM A MEIA DO INTER E DA SELEÇÃO BRASILEIRA

  • "Em 1982, durante a Copa da Itália, eu fiz uma promessa de que se tivesse um filho homem, ele se chamaria Falcao. Fiquei encantando com o futebol dele". A história foi contada ao UOL Esporte por Radamel García, pai do camisa 9 da seleção da Colômbia. O homenageado é o brasileiro Paulo Roberto Falcão, ex-jogador do Inter, Roma, São Paulo e seleção brasileira.
    "Infelizmente nunca tive o prazer de conhecer ele. Quem sabe um dia, podemos até jogar futebol", brinca o pai do atacante que também foi jogador profissional na Colômbia.
    Na hora de cumprir a promessa, Radamel não sabia que o nome do brasileiro tinha o til. "Não ficou igual, mas todo mundo sabe o porquê do nome", explica.

Em oito anos como profissional, Falcao já soma mais de 180 gols na carreira. Após uma rápida passagem pelo Lanceros Boyacá, da Colômbia, foi ídolo no River Plate. Vendido para o Porto em 2009, virou artilheiro e acabou sendo comprado pelo Atlético de Madri.

DIEGO ALVES PEDE CUIDADO

Para mim Falcao é o melhor centroavante que tem no momento, vive a melhor fase de sua vida e precisamos ter um cuidado especial porque ele decide as partidas

Na Espanha, o colombiano alcançou o auge da carreira e de exposição na mídia. Está entre os indicados para o prêmio Bola de Ouro da Fifa. Fora dos gramados é a principal aposta da Puma, empresa que patrocina Usain Bolt, como garoto propaganda no futebol.

"Além dos gols e do que ele faz em campo, o diferencial do Falcao é o seu jeito como pessoa. Eu brincava na época do Porto que eu nunca diria que ele é jogador de futebol se não o conhecesse. Ele não é vaidoso, nem quer aparecer pelo que faz fora do campo", diz Jesualdo Ferreira.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos