De olho no cofre

Após denúncias, CPI vai investigar obras da Copa 2014 no Paraná

Rodrigo Durão Coelho

Do UOL, em São Paulo

  • Ministério do Esporte/Portal da Copa

    Obra da Arena da Baixada, em Curitiba, demorou a começar e está entre as mais atrasadas

    Obra da Arena da Baixada, em Curitiba, demorou a começar e está entre as mais atrasadas

 

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Paraná vai investigar o andamento das obras da Copa 2014 no Estado, após denúncias de irregularidades e o entendimento do Tribunal de Contas local de que ela está sendo financiada com verba pública.

A iniciativa da CPI foi do deputado Fábio Camargo (PTB) que coletou 19 assinaturas, uma além do mínimo necessário para a investigação. O inquérito, que será conduzido por sete deputados, deve ser formalizado em semanas e durar 120 dias, podendo ser prorrogado por mais 60.

Recentemente o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Atlético Paranaense, José Cid Campêlo, acusou o presidente do clube, Mário Celso Petraglia, de favorecer parentes na escolha de fornecedores das obras da Arena da Baixada

O estádio do Atlético Paranaense receberá quatro jogos na Copa. Campêlo foi afastado  do clube após revelar que a empresa que fornece as cadeiras do estádio tem o filho de Petraglia como um de seus sócios. Na semana passada também, o Tribunal de Contas do Paraná concluiu que as obras do estádio vão ser pagas com recursos públicos.

Em sua página na internet, o deputado diz que além das denúncias, a informação de que "praticamente todas as obras estão paralisadas ou nem saíram do papel", o levaram a buscar apoio para criar uma CPI.

O deputado Camargo anunciou que pretende convocar Petraglia  e os secretários municipal, estadual e nacional para esclarecimentos sobre o andamento das obras. Ele disse ainda que pedirá um parecer ao TC-PR sobre o andamento das obras.

Para a integrante do Comitê Local da Copa 2014 Júlia Ávila Franzoni, a abertura da CPI "é uma reação natural em vista das denúncias que estão surgindo".

"Todas as obras estão apresentando um aumento considerável de seus custos. Há muita falha também em relação ao aceso a informação e transparência", completa ela.

O Atlético Paranaense disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Obras na Arena da Baixada
Obras na Arena da Baixada

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos