Inter planeja iniciar em dezembro a instalação da nova cobertura do Beira-Rio
Jeremias Wernek
Do UOL, em Porto Alegre
-
Divulgação/AI Inter
Estrutura metálica está sendo produzida no RS e folhas com fibra de vidro serão importadas
Em menos de dois meses a reforma do Beira-Rio chegará a um estágio visual de grande impacto. É que o Internacional planeja começar a instalação dos módulos da nova cobertura do estádio em dezembro. Serão 65 blocos com estrutura metálica e uma membrana translúcida envolvendo a casa do clube gaúcho.
QUATRO MIL TONELADAS DE AÇO
-
Nova cobertura do Beira-Rio será dividida em 65 módulos e terá 40 metros de altura. Estrutura com material importado pesará quatro mil toneladas
"Até o final do ano queremos instalar um destes módulos. Depois será em linha de produção", disse o gerente de obras do Inter Hélio Giaretta.
O Inter e a Andrade Gutierrez – através da Sociedade de Propósito Específico chamada Brio, ainda definirão qual será o local do estádio que receberá esta primeira nesga da nova cobertura. A escolha também vai influenciar no prazo de validade do atual telão do Beira-Rio, que será substituído por duas novas telas ao final da reforma.
Cada módulo da cobertura terá um alicerce individual. As estruturas metálicas de 40 metros de altura já começaram a ser fabricadas pela empresa Sulmeta, da cidade de Nova Bassano – no interior do Rio Grande do Sul. Já as folhas com fibra de vidro e revestimento de teflon foram adquiridas no exterior.
Atualmente o entorno do Beira-Rio já apresenta as fundações para acomodar a nova cobertura. Em 2013, com atenção nesta parte da obra, algumas rampas de acesso ao estádio poderão acabar sendo fechadas temporariamente. Seguindo quase o mesmo protocolo utilizado para a retirada das antigas marquises.
A nova cobertura do Beira-Rio vai usar quatro mil toneladas de aço e dar um conforto inédito ao torcedor do Inter, guardando todos os setores do estádio das intempéries.
As folhas com fibra de vidro não terão a tonalidade vermelha, serão brancas ou inteiramente translúcidas, mas permitirão que o Internacional utilize um sistema de iluminação para dar um efeito especial no estádio. Aos moldes do que ocorre na Allianz Arena, na Alemanha.