"Vamos criar uma pista para ônibus", diz vice-governador do DF após cancelar VLT
Vinicius Konchinski*
Do UOL, no Rio de Janeiro
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Diculgação
Imagem mostra projeto do VLT para a Copa; corredor de ônibus será alternativa
O vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli (PMDB), afirmou nesta sexta-feira que uma pista para tráfego de ônibus será a alternativa de mobilidade urbana de Brasília para a Copa do Mundo 2014. Após o governo federal excluir a construção de uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da lista de preparativos do Brasil para o Mundial, Filippelli disse a reforma da rodovia DF 047 criará uma faixa expressa para uso exclusivo do transporte coletivo.
"A retirada do VLT da lista de obras da Copa foi um pedido nosso. Já estamos planejando fazer a readequação do projeto de reforma da rodovia DF 047", explicou o vice-governador, em entrevista ao UOL Esporte. "Nessa obra, vamos criar uma grande via expressa entre o aeroporto e o centro da cidade. Ali haverá uma faixa exclusiva para ônibus."
Obras da Copa
Segundo Filippelli, a reforma da rodovia de Brasília será contratada no mês que vem. A execução da obra deve levar um um ano. Assim, o corredor deve estar funcionando em outubro de 2013, depois da Copa das Confederações.
Filippelli culpou a gestão anterior do Distrito Federal pelos atrasos no VLT que culminaram com sua retirada da Matriz de Responsabilidades da Copa, documento que lista todos os preparativos para o Mundial. De acordo com o vice-governador, irregularidades no processo de contratação da obra tocado pela gestão de José Roberto Arruda comprometeram o projeto.
"Assumimos o governo [em 2011], com a obra parada por irregularidades. O contrato havia sido anulado", explicou ele. "Com isso, o VLT não voltou a estaca zero. Voltou para a estaca menos 20. Tentamos tocar a obra, mas não houve tempo. Lamentamos."
O vice-governador ressaltou que a obra do VLT será realizada pelo governo do DF, mesmo que não fique pronta para a Copa. Filippelli afirmou que Brasília precisa do modal e que ele será licitado ainda neste ano. "Queremos que a obra esteja pronta em 2014, mas não posso assegurar que estará concluída para a Copa do Mundo", disse ele.
Ele afirmou que o financiamento federal prometido para a obra está assegurado. Segundo ele, após o VLT ser excluído da lista de obras para a Copa, ele será incluído no PAC.
Nesta tarde, o governo do Distrito Federal emitiu uma nota oficial sobre o assunto. Confira a íntegra:
Nota à imprensa
Brasília, 28 de setembro de 2012 – Desde que a atual gestão assumiu o Governo do Distrito Federal (GDF), em janeiro de 2011, todas as obras, inclusive as do VLT, estavam paralisadas. Atualmente, as obras que estavam paradas foram retomadas, algumas já concluídas, exceto as do VLT em função de questionamentos judiciais que envolviam o processo licitatório, feitos ainda no governo passado. Em outubro de 2011, a Justiça anulou a licitação do VLT, estendendo a decisão à utilização do projeto original.
A publicação que anunciou a retirada da obra do VLT de Brasília da Matriz de Responsabilidade da Copa foi demandada pelo próprio GDF, cerca de dois meses atrás, em comum acordo com o Governo Federal. Trata-se, portanto, de uma exigência formal, imprescindível para que o projeto possa ser realocado em um novo conjunto de obras do PAC. Esta realocação permitirá a retomada da licitação do VLT o mais breve possível.
Isso porque, ainda no início de 2011, o GDF aprovou o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU) do Distrito Federal, que contempla como um dos seus modais de transporte o VLT, do qual Brasília não pode prescindir. Tanto que o contrato de financiamento da obra já foi assinado com a Caixa Econômica Federal (CEF).
O PDTU abriu caminho para que projetos do Distrito Federal fossem contemplados com o investimento de R$ 2,2 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a área de mobilidade urbana. A verba do PAC da Mobilidade está sendo destinada à conclusão do Sistema de Transporte do Eixo Sul (que liga o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, por meio do Expresso DF – cuja obra está em andamento), do Eixo Oeste (que liga a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ao Centro de Taguatinga; a Comercial Norte até a Avenida Hélio Prates; e o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) ao Terminal da Asa Sul e à Rodoviária do Plano Piloto) e da expansão e modernização do Metrô. Além disso, o DF contará também com o túnel de Taguatinga, no final da EPTG, e a implantação de ciclovias.
A retirada do VLT da Matriz de Responsabilidade da Copa será compensada pela readequação da DF-047, que liga a estação de passageiros do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek até a parte central da capital, com a implantação de uma via exclusiva dedicada a ônibus de passageiros, turistas e delegações.
O deslocamento do Aeroporto JK ao Setor Hoteleiro também terá outras alternativas. Uma delas será por meio do ônibus executivo que já atende a turistas e moradores de Brasília, em um trajeto de cerca de 15 minutos. Além disso, está em andamento a execução de uma importante obra e que será um grande legado, o Expresso DF - SUL (BRT – BUS Rapid Transit, conhecido popularmente como VLP).
Uma das vantagens e grande diferencial da capital federal é que o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha está localizado no centro da cidade, em um raio de cerca de 3km dos setores hoteleiros e hospitalar, de shoppings, do Centro de Convenções, do Parque da Cidade entre outros, o que facilita e incentiva o acesso a pé.
Vale ressaltar que Brasília também se coloca entre as poucas sedes que não precisará realizar as polêmicas e onerosas desapropriações para a execução de obras do Mundial, especialmente as de mobilidade urbana.
*Atualizada às 15h35