Fifa recebe 130 mil inscrições em programa de voluntários da Copa e registra recorde

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Reprodução/Fifa

    Voluntário da Fifa durante evento do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo

    Voluntário da Fifa durante evento do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo

O programa de voluntários da Copa do Mundo do Brasil registrou um recorde histórico de inscrições. De acordo com a Fifa, 130.919 pessoas se candidataram para colaborar com a organização do Mundial de 2014 ou da Copa das Confederações, já no ano que vem.

Na Copa do Mundo passada, na África do Sul, 70 mil pessoas haviam se candidatado. Há seis anos, na Copa do Mundo da Alemanha, a Fifa havia recebido 48 mil inscrições de interessados.

Obras da Copa
Obras da Copa

O número de inscritos no programa de voluntários da Copa de 2014 também superou a meta da Fifa para o período de candidaturas. A entidade esperava receber 90 mil inscrições. Acabou registrando 40 mil pessoas a mais do que ela mesmo estimava.

Do total de inscritos, 97% disseram que querem para trabalhar na Copa do Mundo e 76% afirmaram que aceitam trabalhar na Copa das Confederações. A Fifa deve convocar 15 mil pessoas para o Mundial e 7 mil para ajudar na organização da Copa das Confederações.

CONFIRA O CRONOGRAMA

Novembro/2012 Candidatos a vaga para Copa das Confederações devem receber o primeiro contato
Dezembro/2012 Começa o treinamento para candidatos a vaga para a Copa das Confederações
Janeiro/2013 Começam as entrevistas com os candidatos a voluntário da Copa das Confederações
Dezembro/2013 Começa o treinamento para candidatos a voluntário da Copa do Mundo
Janeiro/2014 Começam as entrevistas com os candidatos a voluntário da Copa do Mundo
  • Fonte: Comitê Organizador Local da Copa

Os voluntários vão prestar serviços nos setores de transporte, mídia, segurança, protocolo, idiomas, entre outros. Cada convocado terá de cumprir turnos de até 10 horas de trabalho. Apesar de não receber nenhuma remuneração financeira, ele terá direito a alimentação, transporte e uniforme.

De acordo com o Comitê Organizador Local (COL) da Copa, em novembro, candidatos a voluntário inscritos no site da Fifa devem ser contatados pela primeira vez. No mês seguinte, os pré-selecionados para trabalhar na Copa das Confederações passarão por sessões de treinamento e, em janeiro, por entrevistas que definirão as convocações.

Já para a Copa do Mundo, o cronograma será o mesmo, porém feito um ano depois. Em dezembro de 2013, começa o treinamento e, em janeiro de 2014, entrevistas vão concluir a seleção.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos