A menos de dois anos da Copa, seleção brasileira tem opções em baixa para camisa 10
Do UOL, em São Paulo
-
Montagem com fotos Leonardo Soares/UOL/EFE/Emilio Naranjo e Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
Ganso é criticado pela torcida, Kaká não fica nem na reserva do Real e Oscar debutou na Europa
A menos de dois anos para a realização da Copa do Mundo, Mano Menezes ainda não encontrou o dono da camisa 10. As opções para o setor estão em baixa. Kaká vive inferno astral no Real Madrid. Ganso foi afastado da seleção brasileira enquanto segue impasse sobre seu futuro no Santos. Já Oscar debutou no Chelsea e não tem vaga cativa no time inglês.
FORA DOS PLANOS DE MANO MENEZES, RONALDINHO COMANDA LÍDER DO BR
-
Ronaldinho perdeu espaço na seleção de Mano. O meia atuou no começo do ano pelo time nacional, mas saiu dos planos de Mano Menezes. Gaúcho chegou a figurar na pré-lista para as Olimpíadas, mas não foi chamado.
No Brasileirão, o meio-campista está em lua de mel com a torcida do Atlético-MG. O gol marcado por Ronaldinho Gaúcho, o segundo do Atlético-MG no empate com o Cruzeiro, em 2 a 2, ganhou repercussão mundial. Jornais da Espanha, Portugal, Itália e até mesmo da Rússia destacaram o golaço do camisa 49 do alvinegro mineiro.
O golaço no clássico de domingo poderá render a Ronaldinho uma placa, a primeira do novo estádio Independência, que passou por reforma e foi reinaugurado em abril passado
Absoluto no meio-campo da seleção no Mundial de 2010, Kaká não figura na lista dos preferidos de Mano. O meia nem sequer figurou na relação dos 50 atletas que poderiam ser chamados para a disputa da Olimpíada.
Kaká também está em baixa no Real Madrid. Ele sequer ficou no banco na decisão entre Real Madrid e Barcelona, quarta, pela Supercopa da Espanha. Kaká foi sacado horas antes da decisão, vencida pelo Real por 2 a 1. Foi o terceiro jogo seguido sem Kaká na reserva.
A esposa do jogador, Carol Celico, adiantou que a família pretende retornar em breve ao país.
"Kaká já está numa idade de projeção de futuro diferente e temos planos de voltar para Brasil", afirmou Celico à revista RG.
José Mourinho comunicou à diretoria do Real que não pretende mais utilizar o meio-campista de 30 anos. Kaká foi sondado pelo Milan, mas o negócio não avançou.
Ganso tem sido noticiado mais por conta de declarações polêmicas e questionamentos sobre sua queda de rendimento em campo.
O camisa 10 do Santos deixou o campo vaiado pela torcida na derrota na Vila contra o Bahia, 3 a 1, na quarta. Moedas foram atiradas no gramado e ele foi chamado de mercenário. Ganso tem proposta do São Paulo.
"Eu sou um dos salários mais baixos do elenco e agora estão me chamando de mercenário. É muito triste. Eu não sei se está chegando o fim da linha. Quem decide isso é a diretoria do time", desabafou.
Mano via em Ganso o seu camisa 10 para a Olimpíada. Mas o santista perdeu a concorrência para Oscar. Para piorar, o meia do Santos contundiu a coxa esquerda na primeira fase dos Jogos, encerrando sua participação no torneio.
Mano Menezes não relacionou o atleta para o amistoso contra a Suécia, vencido pelo Brasil por 3 a 0, por entender que Ganso não estava inteiramente voltado para a seleção.
"Tive uma conversa com o Ganso quando fomos para a Suécia. Disse para ele que precisa tomar decisões sobre ele mesmo. Acho que indefinições estão o atrapalhando momentaneamente. Ele precisa definir o seu futuro para que, com tranquilidade, volta a ser o jogador que acostumamos a ver", afirmou o técnico.
Dos três, Oscar é o preferido de Mano Menezes e o que vive melhor momento. O jovem chegou ao Chelsea para tentar uma vaga no time titular. Atualmente, o meia brasileiro é reserva e tem entrado no decorrer das partidas.
Apesar de boas atuações nas seleções de base e olímpica, Oscar jamais foi estrela dos clubes por onde passou. No São Paulo, ele deixou o clube brigado e com poucas atuações no time principal. Já no Inter, Oscar disputou, marcando apenas gols e sem conquistar título.