Pelourinho ganhará palco articulado e reforma em 3 largos para a Copa de 2014; veja imagens

Do UOL, em São Paulo

  • Edson Ruiz/Folha Imagem

    Reformas no centro histórico de Salvador vão ter início em 2013 e devem terminar antes da Copa

    Reformas no centro histórico de Salvador vão ter início em 2013 e devem terminar antes da Copa

O centro histórico da cidade de Salvador (BA) passará por ampla reforma e revitalização para a Copa do Mundo de 2014. A região do Pelourinho ganhará um palco articulado e retrátil para a realização de shows e eventos. A estrutura, móvel, não irá comprometer as calçadas históricas do bairro. O custo total das reformas está calculado em cerca de R$ 20 milhões.

A previsão é que as obras comecem em 2013 e terminem até 2014, antes da Copa do Mundo. As obras serão feitas por etapas, seguindo um planejamento estratégico para que não ocorram interrupções das atividades promovidas atualmente nestes locais, de acordo com a arquiteta do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), Yveline Hardman. 

O projeto foi criado através de um concurso nacional de ideias promovido pelo IPAC, com o objetivo de promover melhorias para atender à demanda da população de Salvador e dos turistas, através da requalificação dos largos  Tereza Batista, Quincas Berro D'Água e Pedro Arcanjo. Entre 33 propostas de arquitetos de todo o Brasil, a ideia escolhida por um júri internacional de especialistas foi do  Studio Arthur Casas.

Veja abaixo quais serão as principais mudanças na área:

LARGO PEDRO ARCANJO

  • Divulgação

    Situado na Rua Gregório de Matos, o largo será transformado em uma espécie de belvedere entre a cidade histórica e a moderna, com um deck utilizado como anfiteatro, camarim, mirante, cinema a céu aberto e uma biblioteca infantil

LARGO TERESA BATISTA

  • Divulgação

    Também localizado na Rua Gregório de Matos, este largo continuará sediando eventos culturais da cidade. Ele terá um palco suspenso e um toldo branco dialogando com as fachadas, caracterizando-o como largo da inclusão social, que engloba feiras de artesanato e culinária, com instalações completas e infraestrutura para shows

LARGO QUINCAS BERRO D´ÁGUA

  • Divulgação

    Situado na Rua Inácio Accioly, a ideia é reconstruir uma área verde voltada para o lazer e entretenimento, com direito a parque, passeio público, teatros de rua e rodas de capoeira

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos