Ministro diz que 8% das obras de mobilidade urbana para a Copa "estão no vermelho"

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, divulgou nesta quinta-feira dados oficiais de obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014 e Olimpíada de 2016. Segundo o Governo Federal, 8% destas, nas cidades que receberão o Mundial, estão atrasadas e com risco de não serem concluídas até o início dos eventos. Ainda de acordo com os dados do governo, a maioria, 56% das obras, está dentro do prazo e 36% estão em "estado de atenção".

Segundo Ribeiro, são cinco as obras que mais preocupam: a implantação do veículo leve sobre trilho (VLT) em Cuiabá e Brasília, as reestruturações da Avenida Roberto Freire e de uma via até o estádio Arena das Dunas em Natal, e a instalação do monotrilho em Manaus.

"No caso de Brasília, a licitação do VLP já foi concluída e muito provavelmente essa obra vai sair do "selo vermelho" (estado de alerta) para o selo amarelo (estado de atenção)", afirmou o ministro das Cidades.

Problemas na desapropriação de áreas e nas licitações são os principais motivos dos atrasos. As obras para a Copa de 2014 e Olimpíada de 2016 estão sob o Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Ele permite a flexibilização de licitações e contratos, exclusivamente destinados à realização da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos