Aldo vê 'voto de confiança' da Fifa a Recife e Salvador para Copa das Confederações

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Estádio do Recife é um dos mais atrasados entre as sedes da Copa do Mundo de 2014

    Estádio do Recife é um dos mais atrasados entre as sedes da Copa do Mundo de 2014

A decisão da Fifa de incluir previamente Recife e Salvador como cidades-sedes da Copa das Confederações 2013 foi comemorada pelo ministro do Esporte Aldo Rebelo. Em entrevista concedida nesta terça-feira durante visita ao Itaquerão, em São Paulo, o político analisou o anúncio como um "voto de confiança" da entidade máxima do futebol às duas capitais nordestinas.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO

  • Com ressalvas, Fifa confirma Salvador e Recife como sedes da Copa das Confederações de 2013

Salvador e principalmente Recife são duas das cidades mais atrasadas nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, e havia a possibilidade de ambas ficarem fora do evento do ano anterior. A Fifa, porém, as incluiu na lista e deixou a decisão final sobre as sedes para dezembro de 2012. Caso as duas capitais não sejam aprovadas, a lista definitiva para a Copa das Confederações terá apenas quatro cidades.

"Se a Fifa deixou para o fim do ano a decisão sobre as seis sedes da Copa das Confederações, ela o fez em crédito e como voto de confiança às cidades-sedes de Salvador e, principalmente, Recife", comentou Aldo Rebelo nesta manhã em São Paulo.

"Estive nas duas cidades e percebi que, em Pernambuco, há um esforço, tanto do governo estadual quanto da construtora, para entregar o estádio a tempo da Copa das Confederações", concluiu o ministro.

Além das capitais de Bahia e Pernambuco, a lista de sedes da Copa das Confederações tem Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro. Salvador deverá sediar o sorteio das chaves da competição, ainda em novembro deste ano.

Nesta manhã, logo após incluir Salvador e Recife na Copa das Confederações, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, demonstrou confiança na preparação do Brasil para o torneio. Em seu twitter, Blatter afirmou: Tenho certeza que o Brasil chegará lá e tudo estará pronto a tempo da Copa das Confederações de 2013." 

Obras da Copa
Obras da Copa

Elogios ao Itaquerão

Embora o assunto principal da entrevista de Aldo Rebelo tenha sido o anúncio das cidades-sedes da Copa das Confederações 2013, o ministro também aproveitou o evento desta manhã na capital paulista para elogiar o avanço das obras do Itaquerão.

Durante a inspeção ao estádio, Aldo ligou para o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e chamou o palco de "nosso estádio". Depois, brincou que gostaria que o jogo de abertura do Itaquerão fosse um clássico entre o Palmeiras, do qual é torcedor, e o time alvinegro.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também não poupou elogios ao estádio, citando todas as esferas possíveis que se juntaram na construção. "Esse estádio é fruto de um extraordinário esforço tanto do ex-presidente Lula quanto da presidente Dilma quanto do ex-ministro Orlando Silva, além do governo estadual e da prefeitura", declarou. Kassab e Aldo afirmaram que 35% do Itaquerão já estão prontos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos