Após reunião na Fifa, governo e Del Nero ganham cadeira no Comitê Organizador da Copa

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Fabio Pozzebom/AP

    Luis Fernandes (dir.) será o representante do governo no COL

    Luis Fernandes (dir.) será o representante do governo no COL

A reunião entre representantes do governo brasileiro e os chefes da Fifa marcou uma mudança na estrutura do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL). O órgão, que é uma empresa privada gerida pela Fifa, terá agora em seu quadro um representante do governo federal. O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, é quem vai ocupar a vaga do governo no COL.

A mudança foi anunciada nesta terça-feira, em entrevista coletiva na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça. Além do representante do governo, o COL também cedeu uma cadeira para Marco Polo Del Nero, membro do Comitê Executivo da Fifa e presidente da Federação Paulista de Futebol.

Segundo Fernandes, que acompanhou o ministro Aldo Rebelo na viagem à Suíça, a participação do governo no COL marca um novo momento na preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Ele disse que, a partir de agora, todos os envolvidos no evento trabalhão realmente juntos. "Estamos dando início ao um novo nível de integração. Vamos trabalhar juntos: Fifa, CBF, COL e governo."

Governo participará do Comitê Organizador da Copa

A participação de governos nos comitês organizadores da Copa não é comum. De acordo o próprio secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, só na África do Sul, em 2010, é que pessoas ligadas ao governo entraram no COL.

No Brasil, será a segunda vez que isso vai ocorrer. Segundo Valcke, isso mostra que a Fifa cometeu um erro e está buscando consertá-lo. "Antes resolver isso agora do que não resolver nunca",  disse Valcke, sobre a mudança no COL.

O ex-jogador Ronaldo, que é membro do Conselho de Administração do comitê, aprovou a mudança. "Como ex-jogador, o que tenho a dizer é que time que não joga junto não ganha", afirmou na entrevista coletiva.

VEJA IMAGENS DA REUNIÃO NA FIFA
Veja Álbum de fotos

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos