Após novos laudos, Ministério Público libera Independência, por dois meses, para 23.018 pessoas

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Sylvio Coutinho/Divulgação

    Independência poderá receber 23.018 torcedores por dois meses, quando será reavaliado

    Independência poderá receber 23.018 torcedores por dois meses, quando será reavaliado

Após analisar os novos laudos técnicos apresentados pela Polícia Militar de Minas Gerais e pelo Corpo de Bombeiros, resultados de vistorias realizadas no dia anterior, o Ministério Público do estado liberou o Independência para um público de 23.018 pessoas, incluindo torcedores pagantes, autoridades de convidados. O estádio, que ficou dois anos em reforma, será reaberto, oficialmente, nesta quarta-feira, às 21h30, com o amistoso internacional entre América-MG e Argentino Juniors.

De acordo com nota oficial do Ministério Público, divulgada pelo site oficial da Federação Mineira de Futebol, os referidos laudos técnicos elaborados pela PMMG e pelo Corpo de Bombeiros indicam a liberação do estádio com restrições e por prazos de 90 e 60 dias, respectivamente, períodos em que os problemas apontados nos relatórios deverão ser sanados pela BWA, concessionária do estádio.

Por isso, o titular da 14ª Promotoria de Justiça de defesa do Consumidor, Edson Antenor Lima Paula, decidiu liberar o Independência para eventos esportivos com capacidade total para 23.018 pessoas, até o dia 25 de junho de 2012, quando novas inspeções terão de ser realizadas e novamente será reavaliada a capacidade da Arena Independência.

Apesar dessa liberação, Atlético e Cruzeiro não mandarão as segundas partidas das semifinais do Mineiro, no próximo final de semana, no Independência. Ambos atuarão na Arena do Jacaré. O time atleticano receberá o Tupi, sábado, às 18h30, e a equipe celeste atuará contra o América, no domingo, às 16h.

Já o jogo da volta do Atlético-MG diante do Goiás, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na quinta-feira da semana que vem, dia 3 de maio, será no Independência, às 21h50, de acordo com nota oficial divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta terça-feira.

De acordo com o Ministério Público, a PMMG considerou que as câmeras de segurança, que são obrigatória pelo Estatuto do Torcedor em estádios com capacidade acima de 10 mil pessoas, foram instaladas de maneira satisfatória no novo estádio. A FMF terá de requerer à administradora do estádio a gravação em CD dos dois próximos jogos no estádio, após a inauguração, sejam válidos pelo Estadual ou por competição nacional.

Na nota do Ministério Público é feita a observação que o Independência será objeto de nova avaliação, em breve, o que não é produtivo para nenhuma das partes envolvidas, incluindo as autoridades responsáveis pelas vistorias.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos