Secretário diz que câmeras de segurança serão instaladas no Independência antes da nova vistoria

Guyanne Araújo

Do UOL, Em Belo Horizonte

  • Bernardo Lacerda/UOL Esporte

    Sérgio Barroso confirma vistoria no Independência para 2ª feira e diz que câmeras estarão instaladas

    Sérgio Barroso confirma vistoria no Independência para 2ª feira e diz que câmeras estarão instaladas

O secretário extraordinário da Copa do Mundo em Minas, Sérgio Barroso, confirmou que outra vistoria será feita no Independência na próxima segunda-feira para obter a liberação dos 25 mil lugares pelo Ministério Público para a partida de reinauguração do estádio, entre América e Argentino Juniors, dois dias depois. Segundo ele, o laudo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais fica pronto nesta quarta e as câmeras de vigilância serão instaladas até o final de semana.

De acordo com Sérgio Barroso, após a emissão do laudo pelo Crea-MG, o Independência ficará completo na questão dos pareceres técnicos dos órgãos necessários para a liberação do estádio, que inclui ainda Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. O secretário revelou contato com técnicos do Crea-MG na manhã desta quarta-feira para tratar do assunto.

O Ministério Público limitou em 10 mil lugares a capacidade inicial do novo estádio após analisar laudos de vistoria. Os laudos foram apresentados pela Federação Mineira de Futebol, FMF, e realizados por órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Crea-MG.

A FMF publicou em seu site oficial o termo de audiência enviado pelo Ministério Público em que considera que os laudos técnicos emitidos pelas autoridades foram aprovados com restrições, o que levou o órgão a fixar em 10 mil lugares, a capacidade liberada em um primeiro momento. O MP condiciona a liberação total – o novo Independência foi planejado para 25 mil pessoas – às novas vistorias e complementação dos laudos.

O laudo da Polícia Militar de Minas Gerais observou que, por não ter monitoramento de câmeras, o estádio não poderá ser liberado para mais do que 10 mil torcedores. O Secretário Sérgio Barroso disse que as providencias estão sendo tomadas para a liberação total dos lugares, inclusive as câmeras, que não é mais função do estado.

"A questão das câmeras de monitoramento, não é mais função do Estado, é função da empresa concessionária de colocar as câmeras de monitoramento, e eles estão prometendo que até o final de semana vai estar tudo instalado", comentou Sérgio Barroso.

Obras no Mineirão
Obras no Mineirão

"Estando tudo instalado, eu já conversei com o Ministério Público, segunda-feira vai haver uma nova visita e através de uma nova visita de auditoria, o estádio está totalmente liberado para que se venda os 25 mil ingressos para o jogo inaugural que o América vai fazer com o time do Argentino Juniors", acrescentou.

A reinauguração do Independência está marcada para  25 de abril, quarta-feira da semana que vem, às 21h30, com jogo entre América e Argentino Juniors, que marcará também a despedida oficial do atacante Euller, que parou de jogar ano passado. A expectativa da Federação Mineira de Futebol é que as segundas partidas das semifinais, nos dias 28 e 29 deste mês, sábado e domingo, sejam disputadas no Independência.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos