Em Buenos Aires, argentinos enfrentam chuva e frio para festejar vitória

Marcia Carmo

De Buenos Aires para a BBC Brasil

A vitória da seleção argentina sobre a Bélgica neste sábado provocou buzinaços em Buenos Aires, capital da Argentina, e no interior do país.

No bairro de Palermo, em Buenos Aires, moradores saíram às varandas dos apartamentos gritando "Argentina, Argentina" assim que a partida terminou.

Várias pessoas saíram de carro tocando suas buzinas pela cidade; bandeiras nas cores azul e branca foram expostas nas casas e janelas de automóveis.

No Obelisco, no centro da cidade, apesar da chuva fina e do frio, uma multidão faz festa com camisetas com nome de Messi, chapéus e bandeiras azul e branca.

As emissoras de televisão da Argentina mostram a comemoração nas praças das cidades do interior do país, como Salta, na província de mesmo nome, no norte, Rosário, na província de Santa Fé, Córdoba, na província de mesmo nome, no centro do país, e até na base argentina na Antártida.

Nas emissoras de rádio e de televisão, comentaristas de futebol dizem que esta foi "a melhor partida da Argentina" desde o início da Copa do Mundo, no dia 12 de junho.

Para comentaristas da rádio Mitre, de Buenos Aires, a Bélgica teve desempenho "fraco" e "pior do que esperado".

Os sites de notícias celebraram o fato de Argentina ter rompido o jejum de 24 anos sem estar nas semifinais de uma Copa.

"Argentina quebrou a tradição e está entre os quatro melhores do mundo", destaca o site do Clarín. "Chegamos às seminifinais e vamos continuar sonhando", destacou o site do jornal Pagina 12, também de Buenos Aires.

No Twitter, lideram os hashtags #Argentinaganamos e #OrgulloArgentina (Orgulho Argentina).

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos