Estatísticas sugerem que essa é 'melhor Copa da história'

Muitos torcedores e especialistas estão apontando a Copa do Mundo 2014 como a mais empolgante que já viram e as estatísticas da primeira fase, ou fase de grupos, mostram que eles podem estar certos, segundo o jornalista Wesley Stephenson, do programa de rádio da BBC More or Less ("Mais ou Menos", em tradução livre).

A brilhante atuação do argentino Messi, aquele mergulho de Van Persie (para o gol de empate no jogo da Holanda contra a Espanha) e o golaço de Tim Cahill (da Austrália, no jogo contra a Holanda) são lances que chamaram a atenção em fotos e vídeos divulgados no mundo todo. Mas, vamos ver o que dizem os números.

Gols

O público quer gols - e nesse quesito, não pode reclamar. Na fase de grupos desta Copa do Mundo, a média de gols por jogo foi de 2,83. E isto é muito.

É preciso voltar para 1958 para encontrar mais gols por jogo nesta fase do torneio.

Vencedores no último minuto

Poucas coisas são melhores do que um jogo que é decidido nos últimos minutos.

Na fase de grupos no Brasil, sete jogos foram decididos nos últimos cinco minutos, mais do que em qualquer outra Copa do Mundo.

Gols marcados pelos dois times

Jogos com alto número de gols são sempre um bom entretenimento, a não ser que se trate de uma goleada em via única.

"A média em jogos das últimas dez Copas do Mundo em que ambos os times marcaram foi de 47%, com uma mínima de 38% em 2006 e 1974, e máxima de 56% em 1982", afirmou Paul Wainwright, australiano que analisou algumas estatísticas para o site The Roar.

Esta Copa se compara à de 1982, com 56%.

Partidas equilibradas

"Estamos vendo mais jogos empolgantes com ambos os times jogando bem até o fim", disse Wainwright.

Das partidas realizadas até agora, 44% acabaram com apenas um gol de diferença. Isto é igual à máxima de 44% registrada em 1990.

A mínima foi de 17%, na Copa de 1974.

Jogos com um vencedor

Antes desta Copa do Mundo, a porcentagem mais alta de jogos que não acabaram em empate, e sim com um vencedor, era de 78%, um número atingido em 1990 e 1994.

Até agora, em 2014, um recorde de 83% dos jogos não acabaram em empate.

"Estamos vendo muito mais resultado, mais gols, mais gols por time e uma margem muito boa", afirmou Wainwright.

Esta Copa do Mundo é igual a outras em alguns aspectos. Mas, o que faz com que este torneio seja diferente é que os números são altos em vários parâmetros.

Então, estatisticamente falando, esta é realmente a melhor Copa do Mundo da história. Até agora.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos