Alemanha entra em campo contra EUA na sombra da 'vergonha de 1982'

  • AP

    Alemães e austríacos foram vaiados ao fim da partida, que eliminou a Argélia da Copa em 1982

    Alemães e austríacos foram vaiados ao fim da partida, que eliminou a Argélia da Copa em 1982

Precisando apenas do empate para seguir para as oitavas, equipes descartam partida 'sem riscos'; há 32 anos, Alemanha e Áustria jogaram por resultado que classificou ambos, provocando revolta e constrangimento.

O último dia da primeira fase da Copa do Mundo tem apenas uma equipe já garantida nas oitavas de final - e nenhuma eliminada. São sete seleções disputando três vagas nas oitavas de final que começam no sábado.

O jogo que mais chama atenção nesta quinta-feira é Alemanha x EUA, pelo grupo G. O confronto será às 13h no Recife.

Um empate satisfaz tanto um time quanto outro: com quatro pontos cada, o resultado leva ambos à segunda fase. Os alemães têm vantagem no saldo de gols e ficariam com a liderança.

Como é comum em situações deste tipo, os elencos foram questionados sobre a possibilidade do chamado "jogo de compadres", aquele em que as equipes se conformam com a pontuação mínima necessária e fazem uma partida sem riscos.

"Esses rumores chegam de fora. Um jogo como esse só acontece a cada quatro anos, então não há como não pensar em vencer", disse o técnico dos EUA, o alemão Jurgen Klinsmann. "Não fomos feitos para entrar num jogo querendo empatar. Vamos buscar os gols e os três pontos."

O treinador alemão, Joachim Low, assumiu o time exatamente após ser auxiliar de Klinsmann. Ele também negou que a amizade com o comandante adversário comprometa o jogo.

"Quem nos conhece sabe que somos ambiciosos e queremos ganhar".

Há 32 anos, na Copa de 1982, a Alemanha protagonizou um jogo polêmico nesse contexto. Diante da Áustria, fez 1 a 0 com dez minutos, chegou ao resultado que classificava ambos e depois simplesmente parou de jogar, trocando passes e esperando o tempo passar.

A partida, conhecida como A Vergonha de Gijón - a Copa era disputada na Espanha -, revoltou a torcida e os comentaristas de TV na época.

Em campo, os Estados Unidos seguem sem o atacante Altidore, e a tendência é que Dempsey siga deslocado para a área central do ataque. Já a Alemanha pode ter Schweinsteiger como titular pela primeira vez, assumindo a vaga de Khedira.

Brasília, 13h

Se Alemanha e Estados Unidos estão mais perto da vaga, Portugal e Gana jogam simultaneamente (13h) em Brasília com apenas um ponto cada. Precisam ganhar, torcer para que haja um vencedor em Recife, e ainda tirar a diferença do saldo de gols.

Enquanto a Alemanha tem quatro de saldo, os EUA têm um, contra -1 de Gana e -4 de Portugal. Com o pior saldo, os portugueses não têm outra opção que não seja uma vitória por boa diferença de gols para seguirem sonhando com um lugar nas oitavas.

Grupo H

A Bélgica fecha a primeira fase querendo apenas confirmar o primeiro lugar diante da Coreia do Sul, às 17h, em São Paulo. Com seis pontos, os belgas estão classificados, enquanto os sul-coreanos, com um ponto, precisam vencer e contar com o resultado do outro confronto.

Pelo lado belga, a vaga antecipada permitirá até que o técnico Mark Wilmots poupe o zagueiro e capitão Kompany. Um dos mais experientes do elenco tem dores na virilha e não atua frente aos asiáticos.

Simultaneamente, em Curitiba, jogam Argélia e Rússia numa verdadeira final. Se a Coreia do Sul tem um ponto e -2 de saldo, os argelinos têm três pontos e só dependem das próprias forças, enquanto os russos, também com um ponto e -1 de saldo, precisam ir com tudo em busca da vitória.

O cruzamento das oitavas de final coloca o primeiro do Grupo G para enfrentar o segundo do Grupo H em Porto Alegre, às 17h de segunda-feira. O primeiro do H pega o segundo do G um dia depois, também às 17h, mas em Salvador.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos