Reprodução da manchete do site do El País, que exalta a conquista inédita da Espanha |
“Inesquecível”, “justiça” e “imortal” foram algumas das palavras utilizadas pela mídia espanhola após a conquista do título na África do Sul. Com o gol decisivo, a minutos do fim da prorrogação, Andrés Iniesta tornou-se herói nacional e foi chamado de gênio mundo afora.
Marca lamenta ausência de vermelhos no 1º tempo
Depois, a Espanha passou a perder chances de gol
Por fim, gol de Iniesta levou a Espanha à conquista
O tom emocional foi uma constante na mídia ibérica. O Marca escreveu “Iniesta nos levou ao céu”, enquanto o AS e o El País foram mais simplistas. “Campeões” e “Espanha, campeã do mundo”, respectivamente.
Os jornalistas mais uma vez ressaltaram o talento da atual geração, que vem de um título da Eurocopa em 2008. A Holanda, muito faltosa e por vezes violenta ao longo da final, foi duramente criticada pelo estilo duro de jogo.
Ao todo, oito jogadores da seleção laranja receberam cartão amarelo. Heitinga, já na prorrogação, viu a segunda advertência e ainda foi expulso. Alguns lances, como a voadora de De Jong em Xabi Alonso no primeiro tempo, irritaram os comentaristas.
O Marca, ao longo do jogo, ressaltou supostas falhas do juiz Howard Webb e dos atacantes espanhóis. O próprio Iniesta, que virou herói do confronto, exagerou no preciosismo e perdeu pelo menos duas chances de abrir o marcador mais cedo.
Do outro lado, a lamentação foi grande. Derrotada pela terceira vez em uma decisão, a Holanda teve chances claras com Arjen Robben, mas não aproveitou e sucumbiu à pressão espanhola na prorrogação.
Apesar disso, o jornal holandês De Volkskrant reconheceu a qualidade de Iniesta e companhia. Da mesma forma, a imprensa mundial se curvou ao talento dos comandados de Vicente Del Bosque.
O argentino Olé, por exemplo, escreveu “Caramba! Que campeão”. O francês L’Equipe falou em uma “odisséia” espanhola, ressaltando o caráter aguerrido e o talento dos novos campeões mundiais.
O tablóide inglês The Sun preferiu fazer um trocadilho com o nome de Iniesta. "Get In!", escreveu o jornal, brincando com o fato de que a Espanha entrou, finalmente, no grupo das seleções que já venceram a Copa.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito