A União de mesquitas marroquinas de Amsterdam (UMMAO) manifestou neste domingo seu apoio à seleção holandesa para a final da Copa do Mundo, um gesto carregado de simbolismo após o forte respaldo que recebeu a extrema direita do antimuçulmano Geert Wilders (PVV) nas eleições antecipadas de junho passado.
"Alá está com a Laranja", assegurou a UMMAO em comunicado divulgado neste domingo, e publicado no jornal Algemeen Dagblad. Segundo a organização, a seleção holandesa, na qual jogam vários jogadores muçulmanos, é "um exemplo para o mundo de diversidade cultural e religiosa".
"Esta é a Holanda de verdade", afirma a UMMAO, "diversa, esportiva e centrada em conseguir resultados", em referência ao multiculturalismo do país no qual vivem cerca de um milhão de muçulmanos.
"Estamos orgulhosos e desejamos a nossos jogadores toda a sorte com a final", acrescenta a nota. O apoio da UMMAO à seleção holandesa é especialmente importante depois que uma parte da população do país refletiu nas urnas sua rejeição a esta comunidade.
O pleito adiantado representou um importante giro à direita na Holanda e deixou o partido de Wilders como a terceira maior legenda do país, com um espetacular avanço em seu número de cadeiras frente as eleições anteriores (de 9 a 24), por isso que aspira a fazer parte da nova coalizão de Governo, ainda em negociações.
O polêmico Wilders ganhou fama na Holanda por suas opiniões antimuçulmanas e declarações nas quais compara o Islã com o fascismo ou chama o profeta Maomé de "bárbaro".
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito