Na considerada por muitos como sendo a "imagem da Copa", Luis Suárez evita o gol de Gana no último lance do jogo e provocou um debate mundial sobre a atitude
O técnico de Gana, Milovan Rajevac, ainda não se conformou com o lance em que o atacante Luiz Suarez, do Uruguai, salvou um gol com as mãos no último minuto da partida entre as duas equipes, nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2010.
“Alguns dizem que Suarez é um herói e que ele agora deve se sentir orgulhoso”, disse o sérvio Rajevac a jornalistas da Bulgária, uma semana após a partida.
“Usem a cabeça, amigos. Ele não é um herói, é um trapaceiro normal. Que mão de Deus? Foi a mão do demônio”, continuou esbravejando o treinador.
A chamada “Mão de Deus” de Suarez evitou que Gana fosse a primeira seleção africana a chegar entre as quatro melhores de uma Copa do Mundo e gerou um debate mundial. O lance resultou em pênalti que o principal jogador ganês, Asamoah Gyan, desperdiçou chutando a bola no travessão. A partida estava empatada em 1 a 1 e foi encerrada logo em seguida. Após uma prorrogação sem gols, o Uruguai venceu na disputa por pênaltis pelo placar de 4 a 2.
Suarez foi alçado ao status de herói na América do Sul e vilão na Europa e na África. Gana foi o único país do continente africano a continuar na disputa após a primeira fase.
“A Fifa deveria mudar as regras após essa fraude”, pediu Rajevac. “Os árbitros deveriam permitir o gol e não marcar o pênalti quando alguém para a bola com as mãos dessa maneira. Acredito que poderíamos ir até a final e dar ao mundo uma grande surpresa, um campeão mundial africano. Mas tudo acabou após Gyan errar o lance e nós perdemos uma partida que deveríamos ter vencido. Isso é muito doloroso”, lamentou o treinador.
Rajevac afirmou que gostaria de continuar seu trabalho com o time africano, mas precisa conversar com a federação de Gana sobre uma extensão de seu contrato.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito