Quem for ao Brasil para a Copa de 2014 não deve ter uma preocupção especial com a segurança. “Segurança é um problema que existe no mundo inteiro, não tem uma fixação geográfica. Vejo violência na Europa e nos Estados Unidos. Não seria diferente no Brasil e na África”, disse Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), nesta quinta-feira, em Johanesburgo.
O principal cartola do futebol brasileiro informou que um grupo especializado na área de segurança veio à África do Sul para acompanhar o trabalho desenvolvido durante a Copa. “Tivemos um Pan-Americano no Rio (em 2007), que não apresentou nenhum problema com nenhum turista. Também tivemos a Eco-92 (conferência da ONU sobre meio-ambiente), grandes eventos esportivos, provas de Fórmula 1”.
Ao seu lado, o técnico Carlos Alberto Parreira observou que a segurança dos turistas durante a Copa na África do Sul foi garantida em uma série de áreas específicas, ao redor dos estádios e dos principais centros urbanos. “Se algum turista se aventurar fora destas áreas a culpa não é do governo”, disse o técnico.
Teixeira manifestou uma única preocupação com a infra-estrutura do Brasil para a Copa: “Os três grandes problemas que temos para 2014 são aeroporto em primeiro, aeroporto em segundo e aeroporto em terceiro”, disse. Segundo ele, o pedido de verbas para reformas de aeroportos brasileiros já foi feito e a liberação destes recursos terá precedência sobre outras.
Presidente da CBF desde 1989, há 21 anos, Teixeira foi questionado sobre uma declaração do presidente Lula a este respeito. Lula disse que recomendava ao cartola que agisse como ele à época em que dirigiu o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo: um mandato de quatro anos com possibilidade de reeleição por igual período. Teixeira respondeu: “Respeito profunda e democraticamente o que o presidente Lula acha das reeleições, apesar de discordar”.
O cartola disse que não está definido onde o Brasil ficará concentrado durante a Copa de 2014, mas deu uma boa pista. “Pode ser onde bem entender. No nosso caso, deve ser o Rio. Vamos fazer uma nova concentração no Rio”, disse. Teixeira informou ainda que não está decidido onde será montada a estrutura principal de imprensa e televisão da Copa. “A tendência é que seja em Brasília, Rio ou São Paulo”.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito