Lucas Barrios terá problemas para se comunicar com jogadores paraguaios no idioma guarani
Os jogadores da seleção paraguaia usarão o idioma guarani para que os jogadores espanhóis não se aproveitem das informações passadas durante a partida pelas quartas de final da Copa do Mundo neste sábado às 15h30 (de Brasília), em Johanesburgo, na África do Sul.
A alternativa é geralmente utilizada pelos paraguaios em confrontos com equipes que falam o idioma espanhol. A escolha por falar apenas o guarani ocorre devido ao fato de poder haver um elemento surpresa para a equipe sem que os adversários saibam, de acordo com o jornal espanhol As.
“É nosso idioma, mas no campo de jogo só falamos contra os rivais que entendem o espanhol”, afirma o meio-campista paraguaio Cáceres.
O idioma guarani é falado por 7 milhões de pessoas no mundo, sendo que 85% são paraguaios. O treinador da seleção paraguaia, o argentino Gerardo Martino, está tendo de se acostumar com o idioma para se comunicar com os jogadores.
Outro que não poderá levar vantagem pelo idioma falado pelos companheiros em campo é o atacante Lucas Barrios, que nasceu na Argentina e também não tem conhecimento do idioma guarani.
“Eu não falo guarani, apenas espanhol. Já sei que os rapazes falam comigo em seu idioma, mas o que vou fazer? São coisas do grupo”, afirma o atacante Lucas Barrios.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito