![]() Seleção alemã, de Klose, tem 100% de seus jogadores atuando na Bundesliga |
Villa: um dos 33 atletas que atuam no Espanhol
Lúcio está entre os 25 representantes do Italiano
Premier League, de Tevez, aparece em quarto lugar
Nas quartas de final da Copa do Mundo, quem manda é o Campeonato Alemão. Ao se analisar os clubes dos 184 jogadores das oito seleções que sobraram no Mundial (levando-se em consideração os times nos quais os atletas atuavam quando foram convocados), a Bundesliga aparece com o maior número de representantes, pouco à frente do Espanhol. Já o Inglês, considerado como das ligas mais valiosas do mundo, aparece em um modesto quarto lugar.
Nas seleções classificadas para as quartas do Mundial, 37 jogadores atuam no Campeonato Alemão. A primeira posição no ranking tem uma explicação simples: todos os jogadores da seleção alemã atuam “em casa”, o que ajudou a ficar com a ponta. Apenas Uruguai e Espanha não têm atletas que disputam a Bundesliga.
Curiosamente, a liderança do Alemão só se consolidou com a goleada por 4 a 1 do Nationalelf sobre a Inglaterra nas oitavas. Assim como os alemães em relação à Bundesliga, o English Team tem 100% de seus jogadores atuando na Premier League.
Com a despedida da equipe comandada por Fabio Capello, há 19 jogadores “ingleses” no Mundial – sendo que um deles (o argentino Jonás Gutiérrez) defende o Newcastle, que disputou a segunda divisão inglesa na temporada 2009/10. Se a Inglaterra tivesse avançado, a Premier League estaria na liderança deste ranking com 42 atletas.
O Campeonato Espanhol aparece com o segundo maior número de representantes nas quartas. São 33 jogadores que atuam na Liga Espanhola, mas o “fenômeno alemão” se repete aqui: dos 23 atletas da Fúria, 20 atuam no país. Os outros três defendem clubes ingleses: Cesc Fàbregas (Arsenal), Fernando Torres e Pepe Reina (ambos do Liverpool).
Alemão | 37 |
Espanhol | 33 |
Italiano | 25 |
Inglês | 18 |
Holandês | 13 |
Em terceiro, vem o Campeonato Italiano, com 25 representantes nas quartas. Com a eliminação da Squadra Azzurra ainda na primeira fase da competição, o Brasil se tornou a seleção com o maior número de atletas que atuam na Serie A. São oito no total: Julio Cesar, Maicon, Lúcio (Internazionale), Juan, Júlio Baptista, Doni (Roma), Felipe Melo (Juventus) e Thiago Silva (Milan).
Outros campeonatos nacionais europeus de maior tradição têm espaço reduzido. O Campeonato Português aparece em sétimo lugar, com sete jogadores. Já o Francês está em situação pior: apenas cinco atletas que estão nas quartas da Copa atuam na Ligue 1, mesmo número dos representantes do Brasileiro. Além de Robinho (Santos), Kleberson (Flamengo) e Gilberto (Cruzeiro), o paraguaio Julio César Cáceres (Atlético-MG) e o uruguaio Sebastián ‘El Loco’ Abreu (Botafogo) atuam por aqui.
Se por um lado nenhum dos alemães atua fora da Bundesliga, três seleções apresentam o maior número de atletas espalhados pelo mundo. Uruguai, Gana e Paraguai têm seus jogadores divididos em 12 países diferentes cada. O Brasil vem a seguir, com nove.
* Levando-se em conta times que atuaram na primeira divisão na temporada 2009/10
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito