O jogo mais importante da história de Inglaterra e Alemanha garantiu o único grande título dos britânicos. A final da Copa de 1966, no entanto, não resume uma das maiores rivalidades do futebol mundial. Quarenta e quatro anos depois da decisão em Wembley, os germânicos somam vitórias em momentos-chave e uma grande derrota diante de sua torcida. Ambos têm argumentos. Quem é o freguês do clássico das oitavas?
Assim como a maioria das rivalidades europeias, a disputa entre ingleses e alemães transcende o futebol. Adversários até em Guerras Mundiais, os dois países já se encontraram quatro vezes em Copas do Mundo, nunca em primeiras fases.
O confronto que turbinou a rivalidade em campo é cercado de polêmica. Em 1966, jogando diante de sua torcida, os britânicos venceram a Alemanha por 4 a 2 após um 2 a 2 no tempo normal e tornaram-se campeões mundiais. Um dos gols de Geoff Hurst, que marcou três, foi irregular, já que a bola não cruzou completamente a linha da meta alemã.
O triunfo histórico rendeu uma música, cantada até hoje pela torcida britânica (ver vídeo acima). A Alemanha, no entanto, já respondeu à altura.
|
|
|
|
|
A primeira grande derrota da Inglaterra foi em 1970, quando o time de Bobby Moore, Bobby Charlton e Geoff Hurst caiu na prorrogação, após gol de Gerd Müller, nas quartas de final. Em 1982, Peter Shilton e companhia só empataram sem gols com a Alemanha na segunda fase da Copa, e acabaram eliminados pelos germânicos, que seriam vice-campeões.
Em 1990, os talentosos Gary Lineker e Paul Gascoigne pararam no pragmatismo da Alemanha, que empatou a semifinal da Copa da Itália por 1 a 1 e venceu nos pênaltis. No fim, Matthaus e companhia seriam campeões.
A grande vingança de 1966, no entanto, aconteceu exatamente 30 anos depois, quando a Inglaterra sediou a Eurocopa e estava pronta para deixar a fila. A seleção de Shearer e Sheringham, que ainda tinha Gascoigne, mais uma vez caiu nos pênaltis, em uma semifinal. No fim, ainda viu os rivais fazerem a festa em pleno estádio Wembley, com o título após a vitória sobre a República Tcheca.
São, portanto, quatro eliminações de peso em gerações distintas, que marcaram o inconsciente britânico. A resposta veio em setembro de 2001, em jogo que tornou-se marcante e especial para a Inglaterra.
Rivais de grupo nas eliminatórias para a Copa de 2002, os dois times se enfrentaram em Munique no jogo de volta, e os germânicos perderam por sonoros 5 a 1. O resultado ajudou a levar a seleção tricampeã do mundo à repescagem pela primeira vez em sua história.
A despeito dos confrontos pontuais, a Alemanha pode se vangloriar de um currículo mais extenso. Desde 1966 os ingleses não conquistaram absolutamente nada, enquanto os alemães foram campeões mundiais em duas oportunidades (1974 e 1990), foram a outras três finais e ainda levaram três Eurocopas (1972, 1980 e 1996).
O confronto histórico, porém, favorece os ingleses, que venceram 12 dos 27 jogos entre os dois países. A Alemanha soma dez triunfos, sendo que cinco jogos terminaram empatados.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito