A Itália fez sua quarta estreia em Copas do Mundo com o status de campeã vigente. E assim como ocorreu em outras duas vezes, a Azzurra decepcionou e não conseguiu vencer o debute na África do Sul diante do Paraguai. Mau sinal para os supersticiosos. Todas as vezes em que iniciou a defesa de um Mundial com empate ou derrota, os europeus amargaram campanhas modestas.
![]() |
COPA-2010 (após título de 2006) Estreia: Itália 1 x 1 Paraguai |
COPA-1986 (após título de 1982) Estreia: Itália 1 x 1 Bulgária Colocação final: 12º lugar |
COPA-1950 (após título de 1938) Estreia: Itália 2 x 3 Suécia Colocação final: 7º lugar |
COPA-1938 (após título de 1934) Estreia: Itália 2 x 1 Noruega Colocação final: 1º lugar |
A única vez em que a Itália entrou como campeã e abriu a Copa com vitória foi em 1938 e o desfecho foi a conquista do bicampeonato. Na ocasião, a Azzurra defendia o título de 1934 e estreou no Mundial seguinte com vitória por 2 a 1 sobre a Noruega.
Nas três oportunidades seguintes, dois empates e uma derrota. A igualdade contra o Paraguai nesta segunda-feira não agradou ao técnico Marcello Lippi. “Eles chegaram ao gol uma vez e marcaram. Nós reagimos bem, mas temos que vencer jogos como estes”, criticou. A Itália pressionou os adversários em boa parte do tempo, mas não conseguiu os três pontos no grupo F.
Diante do retrospecto histórico negativo, a Itália terá agora que superar o tabu para conquistar o quinto título. Em 1950, a Azzurra chegou com as Copas de 1934 e 1938 no currículo. No entanto, iniciou a campanha no Mundial do Brasil com derrota por 3 a 2 para a Suécia, que usou uma espécie de time B na partida.
Quatro anos depois de levantar o troféu da Copa-1982, a seleção italiana chegou ao México sem o goleiro Zoff, o zagueiro Gentile, os meias Tardelli e Antognoni e o atacante Paolo Rossi havia virado reserva. Mesmo assim, a equipe era favorita na estreia contra a Bulgária. A Azzurra saiu na frente com gol de Altobelli, mas Sirakov empatou no fim do segundo tempo.
Superstição à parte, a Itália demonstrou contra o Paraguai um futebol acima do nível dos últimos amistosos e afastou parte das críticas. O técnico adversário Gerardo Martino não poupou elogios à Azzurra. “A primeira impressão após a partida é que a Itália é mais candidata ao título do que eu acreditava antes de começar a Copa do Mundo. A Itália tem um algo a mais neste torneio que não tem nas eliminatórias”, avaliou o comandante do Paraguai.
"Precisamos fazer mais e melhor. O nosso adversário não fez nada, apenas manteve as coisas sob controle", afirmou Lippi. Após o empate em 1 a 1 com o Paraguai na estreia, a Itália enfrenta a Nova Zelândia no próximo domingo, às 11h (horário de Brasília), pela segunda rodada do grupo F. No encerramento da primeira fase, a adversária é a Eslováquia no dia 24.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito