06/06/2010 - 17h53

Política francesa critica excesso de luxo em hotel da seleção do país

Das agências internacionais
Em Knysna (África do Sul)

A França vive um momento complicado às vésperas de sua estreia na Copa do Mundo. Pouco tempo depois de sua chegada à África do Sul, vinda de uma derrota para a China por 1 a 0 em um amistoso, a seleção foi duramente criticada pela secretária de esportes do país, Rama Yade, que condenou o excesso de luxo das acomodações da delegação durante o torneio.

“Não teria escolhido este hotel. A Espanha, por exemplo, escolheu um campus universitário. Se a França chegar longe, a escolha de um lugar que proporcione melhores condições de treinamento me parece mais adequada”, disse Yade. “Espero que a seleção nos se deslumbre por seus resultados, e não apenas por seus hotéis luxuosos”.

A ministra da saúde e dos esportes, Roselyne Bachelot, tentou minimizar o mal estar causado pelas declarações de Yade. “Agora temos que parar e apoiar a equipe, que está precisando. Não temos que gerar polêmicas. A Federação Francesa fez a escolha [do hotel], é a responsável. Não custou um centavo aos contribuintes”, disse a política.

Esta não é a primeira vez que um hotel escolhido pela França causa polêmica. Na Eurocopa-2008, a seleção do país foi criticada por ter ficado afastada da população suíça durante hospedagem em Montreux, em um clima de rigorosa segurança.

A seleção francesa está hospedada em Pezula, complexo cinco estrelas que se autodenomina ‘o mais luxuoso hotel da África do Sul’, segundo seu site oficial. Nas fotos das acomodações, aparecem o spa, o restaurante e os bangalôs individuais.

As declarações de Yade dominaram a pauta da primeira entrevista coletiva dos jogadores franceses em solo sul-africano, concedida neste domingo. “Essas afirmações não servem para nada, nos chateiam. Não havia necessidade de dizê-las, necessitamos de apoio”, disse Alou Diarra.

“Não fui eu quem decidiu vir para cá, mas estou contente pois o hotel é lindo, nos dá boas condições e tivemos calorosas boas vindas”, afirmou Yoann Gourcuff.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host