A França vive um momento complicado às vésperas de sua estreia na Copa do Mundo. Pouco tempo depois de sua chegada à África do Sul, vinda de uma derrota para a China por 1 a 0 em um amistoso, a seleção foi duramente criticada pela secretária de esportes do país, Rama Yade, que condenou o excesso de luxo das acomodações da delegação durante o torneio.
“Não teria escolhido este hotel. A Espanha, por exemplo, escolheu um campus universitário. Se a França chegar longe, a escolha de um lugar que proporcione melhores condições de treinamento me parece mais adequada”, disse Yade. “Espero que a seleção nos se deslumbre por seus resultados, e não apenas por seus hotéis luxuosos”.
A ministra da saúde e dos esportes, Roselyne Bachelot, tentou minimizar o mal estar causado pelas declarações de Yade. “Agora temos que parar e apoiar a equipe, que está precisando. Não temos que gerar polêmicas. A Federação Francesa fez a escolha [do hotel], é a responsável. Não custou um centavo aos contribuintes”, disse a política.
Esta não é a primeira vez que um hotel escolhido pela França causa polêmica. Na Eurocopa-2008, a seleção do país foi criticada por ter ficado afastada da população suíça durante hospedagem em Montreux, em um clima de rigorosa segurança.
A seleção francesa está hospedada em Pezula, complexo cinco estrelas que se autodenomina ‘o mais luxuoso hotel da África do Sul’, segundo seu site oficial. Nas fotos das acomodações, aparecem o spa, o restaurante e os bangalôs individuais.
As declarações de Yade dominaram a pauta da primeira entrevista coletiva dos jogadores franceses em solo sul-africano, concedida neste domingo. “Essas afirmações não servem para nada, nos chateiam. Não havia necessidade de dizê-las, necessitamos de apoio”, disse Alou Diarra.
“Não fui eu quem decidiu vir para cá, mas estou contente pois o hotel é lindo, nos dá boas condições e tivemos calorosas boas vindas”, afirmou Yoann Gourcuff.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito